Vamos entender melhor o Mercado Fitness no Brasil?

O mercado fitness no Brasil tem crescido muito. Afinal, a quantidade de pessoas que desejam ter um corpo mais bonito é cada dia maior.

Consequentemente, a quantidade de academias vai se multiplicando de acordo com a demanda do público. Nas grandes cidades é possível ter várias opções para treinar.

Por outro lado, a longevidade da população leva a uma prática de exercícios. Afinal, eles são fundamentais para evitar o surgimento de doenças relacionadas ao envelhecimento.

Outro público que frequenta academias com frequência são os atletas. Seja como profissão, seja como uma forma de ocupar os dias de folga qualquer pessoa que pratica esportes precisa do apoio de um centro de treinamento físico em algum momento.

Contudo, o simples fato de frequentar ou ser o gestor de uma academia não significa que você entenda como o mercado fitness no Brasil funciona.

Compreender como o mercado funciona ajuda a entender se a sua academia está indo na direção certa. Do mesmo modo, é possível encontrar oportunidades de negócios na área e se destacar na sua região.

Para te ajudar a conhecer como o mercado fitness está no Brasil separei as principais informações sobre o setor.

Leia até o final e saiba mais!

O que é o mercado fitness?

Antes de mais nada,podemos afirmar que o mercado fitness engloba todos os setores que trabalham com a saúde e a sensação de bem-estar.

Só para ilustrar, o termo fitness nada mais é do que uma palavra em inglêsque está diretamente ligada a prática de exercícios.

Apesar de nem todos dominarem o inglês, a palavra foi facilmente incorporada ao vocabulário do brasileiro. Ser fitness virou sinônimo de pessoas que se preocupam com sua qualidade de vida e alimentação saudável acima de tudo.

Cada país possui esportes de tipos de treinos mais populares entre os seus habitantes. Mas, mesmo com as questões regionais é fato que a paixão pelo bom condicionamento físico é uma realidade do século XXI.

Para se manter em forma o primeiro passo é praticar atividade física com frequência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde todo adulto de fazer exercícios ao menos três vezes por semana.

Quem vai à academia sabe muito bem. Não basta apenas fazer 1 hora de treino. É necessário modificar toda a sua rotina para que as horas com o educador físico valham a pena.

Assim, toda uma indústria nasceu e se desenvolveu para dar suporte aos centros de treinamento físico.

Evolução nos últimos anos do mercado fitness brasileiro

Na última década foi que o Brasil começou a se destacar no mercado fitness. O desenvolvimento do setor ligado as academias de ginástica teve um marco no ano de 2016.

Naquele ano, o país entrou na lista dos dez países com o maior mercado fitness. A marca aconteceu quando o setor movimentou 2,4 bilhões de dólares em negócios.

O top 10 foi uma consequência de um movimento iniciado em 2010. Na época grandes academias se instalaram no país. Ao mesmo tempo, a consciência de cuidados com o corpo passou a fazer parte da vida do brasileiro.

O mercado se reinventou com a chegada de academias compactas e studios. Hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar no mercado fitness mundial. O faturamento anual só não foi maior devido as restrições que a pandemia trouxe para as empresas fitness.

Porém, o final da pandemia e a volta à rotina trazem esperança aos gestores do setor. O número de pessoas que frequentam academias é de 9,6 milhões.

Sabendo que a população brasileira é de 213 milhões de habitantes é fato que ainda há muito o que explorar. Por isso, entrar no mercado fitness é sucesso garantido para quem se planejou do jeito certo.

Quais os principais setores dentro do mercado fitness no Brasil

Talvez você saiba, talvez não, mas as empresas fitness podem abranger vários setores da economia. Todas trabalham em conjunto para melhorar a vida de quem pratica atividade física.

A seguir, te mostro os cinco setores cuja atividade principal está diretamente ligada ao mercado fitness brasileiro.

Restaurantes

A procura por uma refeição balanceada chegou até os restaurantes. Para atender os clientes que se preocupam com a forma física os cardápios estão menos calóricos e mais nutritivos.

As refeições são coloridas, gostosas e preparadas com ingredientes naturais. Tudo o mais próximo possível da comida caseira que está acostumado.

Existem opções para todos os objetivos: emagrecer, ganhar massa muscular, diminuir a ingestão de sódio e muito mais.

Há ainda as empresas que trabalham com marmitas fitness e saladas no pote. São restaurantes que oferecem uma alternativa para quem precisa manter a dieta, mas não tem condições de ficar horas na cozinha.

Nutrição e suplementação

Com a finalidade de potencializar o efeito dos treinos na academia o uso de suplementação acabou sendo adaptado a rotina dos praticantes de atividade física.

Dessa forma sabemos que a o apoio de profissionais da área de nutrição faz parte de um treino de sucesso.

É fácil encontrar suplementos para o treino em lojas de suplementos naturais. Assim, as empresas que desenvolvem suplementos ligados a melhora do condicionamento físico fazem parte do mercado fitness.

O uso da suplementação auxilia pessoas que estão iniciando nos treinos.  De acordo com a indicação do médico o suplemento pode ser usado antes ou após o treino.

Moda

A roupa que você usa quando está treinando faz toda a diferença no rendimento do seu treino.Quem pratica esporte precisa de várias peças de roupa. Afinal, a roupa precisa ser confortável e facilitar os movimentos para garantir bom desempenho.

As marcas de roupas e acessórios já perceberam isso. Dessa forma a moda fitness é uma parte do mercado que mais está presente na realidade de quem faz atividade física.

Tecidos que ajudam a pele respirar. Roupas e bonés com proteção solar para práticas ao ar livre e até mesmo tênis com amortecimento para corrida podem ser listados como itens da moda fitness.

Cosméticos e estética

Quem cuida do corpo acaba procurando outras formas de melhorar a aparência.

O uso de cosméticos e procedimentos estéticos também movimenta o mercado fitness todo ano. Homens e mulheres são consumidores de produtos cosméticos. Esse uso se intensifica em momentos como o verão, quando a exposição ao sol é maior.

Só para exemplificar, alguns procedimentos estéticos populares no Brasil são:

  • Depilação;
  • Limpeza de pele;
  • Peeling facial;
  • Tratamento de celulites;
  • Tratamento para varizes;
  • Tratamento de estrias.

Os tratamentos podem ser feitos tanto em casa, com o uso de cosméticos, quanto em clínicas de estética.

Academias de ginástica

Os centros de treinamento físico são a atividade chave do mercado fitness.

Diversas são as razões que podem levar uma pessoa a frequentar uma academia de ginástica. O espaço reduzido para prática de exercícios ao ar livre nas grandes cidades, a utilização do treino para emagrecimento e até mesmo orientação médica são alguns fatores citados pelos alunos.

Apesar do elevado número de academias nas capitais isso não quer dizer que as empresas sejam semelhantes. Cada rede de academias oferece um conceito para seu cliente.

Em suma, uma academia pode fazer aulas para grupos e outra ter um programa totalmente personalizado. Você pode treinar usando pesos em um treino de resistência e, na academia ao lado o personal trainer montar um treino usando apenas o peso do próprio corpo.

Cada academia evolui atendendo as necessidades de seus clientes.

Quais são os principais desafios do mercado fitness em nosso país?

O maior desafio do mercado fitness no Brasil é recuperar as receitas perdidas durante os meses da pandemia.

A mudança de hábitos dos alunos, fez com que muitos optassem por treinar em casa. Essa tendência obriga os gestores de academias a adotarem o sistema híbrido para continuar com o mesmo número de alunos matriculados de antes da paralização das atividades presenciais.

Treinos focados para grupos são outra demanda que os centros de treinamento podem ter oportunidades de crescimento.

Um exemplo de público que precisa de atenção é a melhor idade. Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira as pessoas com mais de 65 anos querem se manter ativas e saudáveis. No entanto, o educador físico precisa adaptar o treino ao condicionamento físico desse aluno.

Por outro lado, os equipamentos precisam passar por manutenções frequentes para garantir que a vida útil dos aparelhos seja a maior possível. Dessa maneira, o melhor custo-benefício está em ter bons fornecedores que possam assegurar a qualidade dos aparelhos mesclando tecnologia e segurança.

Conclusão

Falar em mercado fitness no Brasil é muito mais do que mostrar os avanços das academias. Quem estuda o setor compreende que é o segmento fitness funciona através de uma cadeia de serviços que se complementam.

Do café da manhã a roupa do treino tudo está ligado e emprega direta e indiretamente milhares de pessoas. O melhor de tudo é que a principal estrela do mercado fitness é você.

Quem deseja cuidar da saúde e praticar exercícios é o público-alvo de uma empresa fitness. O bom gestor entende isso e faz do seu negócio uma empresa amiga da comunidade fitness. Esse é o caminho!

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