Como fazer para ter mais qualidade de vida hoje em dia? Será que a prática de exercícios físicos na academia de ginástica pode fazer a diferença e ajudar a manter a forma? Essa pergunta está na mente da maior parte dos brasileiros que precisa melhorar sua saúde hoje.
Verdade seja dita, os sinais de que algo não está ideal aparecem logo.
Antes de mais nada você sente que está com menos disposição do que antes ao fazer suas tarefas do dia a dia? Talvez o sedentarismo esteja roubando a sua energia. Isso é mais comum do que parece e muita gente nem percebe que ficou sedentário.
Quando uma pessoa não segue uma rotina de atividade física com frequência o corpo tem mais dificuldade para metabolizar os alimentos. Por outro lado, o sistema imunológico pode ficar comprometido quando o estilo de vida não inclui hábitos saudáveis.
No entanto, tudo isso pode mudar. Através da prática de exercícios físicos o nosso organismo encontra ferramentas para melhorar o condicionamento físico.
Para te ajudar no texto te mostro como fazer para que a prática de treinos traga qualidade de vida para a sua realidade.
Leia o post até o final e se informe já.
Qual a quantidade de exercício físico é a ideal para ter qualidade de vida?
Quantas vezes por semana você pratica atividade física? Treinar apenas quando se tem algum tempo livre não faz muita diferença quando o assunto é ter qualidade de vida.
De acordo com os profissionais de educação física, o recomendado é que a prática de exercícios físicos aconteça dentro de uma rotina.
Só para ilustrar, os benefícios do treino para a saúde aparecem quando alguém treina durante 150 minutos por semana. Esse período pode ser dividido de 03 a até 05 treinos por semana.
Dessa forma, é possível treinar por 50 minutos em dias alternados.
É importante lembrar que a intensidade do exercício físico deve estar de acordo com a sua capacidade de execução. O personal trainer irá começar com uma atividade leve a moderada caso essa seja a sua primeira vez em uma academia de ginástica.
Esse ajuste do treino ao seu condicionamento físico é fundamental para minimizar o risco de lesões.
Quais os benefícios do exercício físico para a saúde?
Fazer uma atividade física vai muito além de um cuidado com a aparência. Ao escolher treinar você dá o primeiro passo para ser uma pessoa melhor. O melhor de tudo é que esse investimento no seu corpo irá trazer retorno positivo durante muito tempo.
Talvez você saiba, talvez não, mas os benefícios do exercício físico são:
- Melhorar a sensação de bem-estar;
- Aumentar a energia;
- Diminuir o risco de obesidade;
- Fortalecer ossos e articulações;
- Aumentar a circulação de sangue;
- Diminuir crises de insônia;
- Melhorar a autoestima;
- Melhorar a produtividade no trabalho;
- Evitar o surgimento de doenças crônicas;
- Diminuir crises de depressão e ansiedade.
A atividade física também ajuda na socialização. Pessoas que praticam atividade física no mesmo lugar acabam estreitando laços de amizade. Do mesmo modo, a hora de treinar pode ser uma boa oportunidade para reunir a família e fazer algo diferente depois de um dia cheio de compromissos.
Tipos de exercício físico para ter qualidade de vida
A relação entre qualidade de vida e exercício físico é fácil de perceber. Quando uma pessoa consegue se manter ativa e frequentar uma academia de ginástica esse simples gesto já auxilia o organismo a se fortalecer.
Mas, qual tipo de exercício físico é o melhor para se ter qualidade de vida? Todo exercício pode trazer pontos positivos para quem o pratica. Contudo, existem atividades que se destacam.
Seja por queimar mais calorias, seja por treinar o corpo todo de uma vez, tais atividades são procuradas em qualquer centro de treinamento físico.
Veja agora algumas sugestões de treino para ter qualidade de vida.
Pular corda como exercício físico
Uma corda e muita disposição. Essa é a receita para começar a pular corda. O treino pode fazer parte de uma rotina para condicionamento físico e ajudar a perder peso rápido.
Nos Estados Unidos, o American College of Sports Medicine descobriu que 10 repetições na corda podem trazer mais benefícios do que 30 segundos de sprint em uma bicicleta.
Aliás, com alguns minutos por dia você consegue queimar calorias e deixar a preguiça de lado. Só para ilustrar, com apenas 10 minutos de treino pulando corda é possível queimar 100 calorias.
O exercício feito na ação de pular a corda é capaz de tonificar várias partes do corpo. Com o passar do tempo as partes do corpo que ganham massa ao pular corda com frequência são:
- Abdômen;
- Glúteos;
- Panturrilha;
- Coxas.
Por ser uma atividade de impacto é importante treinar pulando corda sempre com um tênis adequado para o exercício. Da mesma forma, o tipo de terreno deve ser compatível para que não exista o risco de se machucar.
Terrenos esburacados, com grama e o asfalto não são indicados para a prática de pular corda.
Treino no mini jump para ter qualidade de vida
Se você tem o costume de assistir a vídeos de treino, com toda a certeza, já viu uma aula de jump. De fato, o mini jump profissional é um aparelho comum nas melhores academias do Brasil.
Dentro de um centro de treinamento físico a aula de jump pode ser feita em grupo. Nos aulões de jump, o personal trainer prepara uma série de movimentos em cima do aparelho. Ao simular saltos e corrida estacionária você melhora seu condicionamento físico.
Por outro lado, em um treino funcional o mini jump pode fazer parte de um exercício individualizado.
Outros acessórios também podem ser adicionados às atividades físicas feitas durante a aula de jump. Os mais frequentes são as caneleiras e halteres. Todavia, fazer o treino no jump com esses acessórios é uma escolha pessoal. Tudo vai depender do seu objetivo ao começar o plano de treino.
O melhor de tudo é que a lona usada no mini trampolim faz da aula de jump uma atividade com menos impacto do que outras realizadas diretamente no solo.
Além da alta queima calórica, o jump consegue diminuir a retenção de líquidos. Por esse motivo, o acessório é usado por quem deseja se livrar da celulite.
Aula de ritmos para sair do sedentarismo
A aula de ritmos é uma alternativa para ter qualidade de vida de um jeito moderno. Afinal, a música ajuda a aliviar a tensão do dia a dia e descontrair. Por isso, as aulas de ritmos são populares nos centros de treinamento físico.
Quanto à queima calórica, a aula de ritmos é um exercício aeróbico potente. A cada aula, dependendo da intensidade do treino, você pode queimar até 400 calorias.
De um modo geral, uma aula de ritmos é planejada para que o aluno faça exercício aeróbico enquanto se movimenta. Os passos de danças populares são o ponto de partida para deixar a preguiça de lado e entrar em forma.
Alguns dos ritmos que podem ser usados no treino são:
- Dança de salão;
- Sertanejo;
- Forró;
- Música latina;
- Reggaeton;
- Kuduro;
- Salsa;
- Funk;
- Axé;
- Hip-hop.
Como pontos positivos da aula de ritmos estão a correção da postura corporal, melhora da função cardiorrespiratória e desenvolvimento da coordenação motora do indivíduo.
Ainda que a aula de ritmos queime muitas calorias, o ideal é combinar esse exercício com outra atividade física. Nesse sentido, o educador físico deve orientar o aluno a fazer musculação ou ginástica localizada durante a semana.
Treino com abdominais para entrar em forma
Os músculos da região abdominal são uma das partes do corpo que mais estão em evidência. Ninguém quer ter gordura localizada, especialmente nesta região.
Assim, incluir séries de abdominais no seu treinamento físico é imprescindível para ter um corpo bonito e saudável.
Quem já treinou abdominal sabe que a variedade de exercícios para definir a região é extensa. Só para exemplificar, alguns abdominais que podem fazer parte do seu treino são:
- Abdominal em V;
- Abdominal invertido;
- Abdominal com braço estendido;
- Abdominal com as pernas elevadas;
- Abdominal na bola suíça;
- Abdominal inferior;
- Abdominal oblíquo.
Além de tonificar os músculos, o treino abdominal consegue queimar cerca de 25 a 50 calorias a cada 05 minutos de atividade física. Um treino básico de abdominais para iniciantes pode ser de três séries com 20 repetições de abdominal.
Existe diferença entre treinar em casa ou na academia de ginástica?
Quem não consegue ter horário livre compatível para ir à uma academia de ginástica, pode começar a treinar em casa mesmo. Seja como for, o importante é fazer alguma atividade física ao menos três vezes na semana.
Hoje em dia é possível adquirir equipamentos de academia profissional online e equipar sua casa com todo o conforto. No mais, não esqueça de procurar um profissional de educação física. A figura do personal trainer é importante para que possa acompanhar seu desenvolvimento e montar um plano de treinos adequado às suas necessidades.
Como você acabou de ler, ter uma rotina que inclua exercícios físicos é a base para conseguir qualidade de vida. Escolha um tipo de treino que te agrade e comece o quanto antes!
Deixe um Comentário