Academia de prédio é o sonho de todos os que buscam treinar perto de casa, não é mesmo? Contudo, manter o espaço em pleno funcionamento requer habilidade do gestor do condomínio ou síndico. Afinal, o espaço de treino precisa ser bem cuidado o tempo todo.
Dessa forma, quando o morador vê a academia do condomínio aberta nem imagina os procedimentos que devem ser feitos para manter as boas condições dos equipamentos de ginástica profissional. Só para ilustrar, cada tipo de aula possui acessórios específicos e cuidados de manutenção especializada.
Consequentemente, se você é um dos responsáveis pela academia do seu prédio, deve se perguntar como otimizar o seu trabalho no dia a dia. Isso é possível, desde que haja organização e parcerias com colaboradores de qualidade. De fato, essa é a fórmula para uma academia de qualidade.
Pensando nessa questão, o texto de hoje é para te auxiliar com a gestão do seu centro de condicionamento físico no prédio. Leia com atenção e entenda o que pode ser feito para que os seus equipamentos sofram poucos danos e atendam às expectativas dos moradores do condomínio.
O que significa ter equipamentos de academia em boas condições?
A qualidade de uma academia, seja em condomínio ou fora dele, é medida pelos aparelhos de ginástica que estão disponíveis para os alunos.
Os equipamentos profissionais para academia garantem que o usuário terá todas as oportunidades para definir seus músculos e conseguir qualidade de vida com a prática de atividade física.
Em um contato diário, os frequentadores da academia podem perceber a depreciação dos aparelhos. Ferrugem, rangidos, manchas em estofados, poeira e falta de acessórios para treino são um sinal de alerta. Em uma academia bem cuidada isso não deveria acontecer de jeito nenhum.
Para evitar reclamações dos moradores, o melhor a fazer é ter uma vigilância constante em todo o material da academia de prédio. Oriente os professores de educação física a verificar se os equipamentos estão em boas condições sempre antes de uma nova aula.
Outro passo importante para ter equipamentos em boas condições é pedir aos funcionários que fazem a limpeza do espaço que fiquem atentos a qualquer dano que tenha acontecido nos aparelhos.
Os colaboradores e o gestor devem ter acesso ao inventário da academia para saber a quantidade de equipamentos e acessórios e ver se estão de acordo com o movimento de frequentadores da academia.
Quem é a pessoa responsável por cuidar dos equipamentos de ginástica?
Em primeiro lugar, o responsável por cuidar dos aparelhos e acessórios da academia do condomínio é o síndico. Essa é a realidade da maior parte das academias de prédios no país. Contudo, em condomínios com uma estrutura maior esse cargo pode ser delegado a um funcionário da administradora do prédio.
Todavia, as responsabilidades de cada pessoa envolvida com o funcionamento da academia deve ser esclarecido em reunião com os moradores. Na prática, essa comunicação serve para que cada aluno compreenda quem são as pessoas a quem ele deve procurar caso precise de algo ou tenha dúvidas sobre a conservação de algum aparelho.
Dessa forma, mesmo que o síndico ou gestor não esteja presente na academia do condomínio diariamente, essa pessoa deve sempre procurar entender o que aconteceu na academia bem como o estado de satisfação dos alunos com o treino feito no local.
Como fazer a manutenção dos equipamentos da academia do prédio?
A manutenção dos equipamentos da academia do condomínio pode ser feita periodicamente pelo gestor do condomínio. Você pode criar um check-list com os itens que devem ser verificados pelos colaboradores em cada aparelho de ginástica.
Essa ficha de manutenção pode ficar no sistema da academia. Assim, é possível saber o período de fazer reformas e deixar o dinheiro para o reparo dos equipamentos na previsão de gastos da academia naquele mês.
Condomínios que possuem colaboradores para reparos gerais podem treinar esses funcionários para realizar a manutenção preventiva dos aparelhos de ginástica. É possível fazer a manutenção mensal, trimestral, semestral e uma mais específica uma vez por ano.
Em academias que optam por alugar equipamentos de ginástica, a manutenção dos aparelhos já faz parte dos custos que estão no contrato de prestação de serviços.
Por outro lado, quem possui os próprios aparelhos na academia fica responsável pela conservação dos mesmos. Apesar de ter um custo inicial mais elevado em um período inicial, a vantagem dessa opção é que, ao adquirir um aparelho novo até que seja preciso trocar peças, a economia com o aluguel de equipamentos já paga eventuais reparos futuros.
O que pode acontecer quando a manutenção da academia não é feita do jeito certo?
Sem dúvida nenhuma a manutenção preventiva não tem como ser ignorada em uma academia de ginástica de qualidade. Quando os procedimentos de manutenção da academia do prédio não estão em dia, isso pode aumentar o risco de eventuais acidentes com alunos durante o treino.
De outra forma, os resultados do treino podem demorar mais a aparecer. Afinal, se o aparelho não está funcionando corretamente, os níveis de intensidade nem sempre correspondem ao que foi marcado no equipamento.
Há ainda a chance de aumentar a evasão dos frequentadores da academia por causa de equipamentos em mau estado de conservação. Em prédios com imóveis para venda ou aluguel uma visita a uma academia com aparelhos e acessórios antigos pode levar a desistência do negócio.
Em suma, ver que o condomínio não oferece o mínimo de conforto em suas áreas comuns deixa dúvidas sobre a eficiência da gestão do prédio.
Para evitar reclamações dos moradores do prédio, o melhor a fazer é ter sempre a academia limpa, com equipamentos de apoio para espera entre as aulas e aparelhos modernos.
Mesmo que isso signifique alta de taxas no prédio, certamente os moradores irão preferir saber que possuem um local para malhar idêntico a uma academia de alto padrão.
Quais equipamentos uma academia de prédio de boa qualidade deve ter?
Verdade seja dita, a escolha dos equipamentos da academia de prédio pode ser o diferencial para a qualidade do espaço de treino.
O mercado fitness está sempre se reinventando. Dessa forma, o gestor de academia deve prestar atenção nos aparelhos com mais tecnologia.
Por isso, sempre pesquise a respeito de inovações em aparelhos de ginástica. Assim, quando precisar renovar os equipamentos você pode surpreender os moradores adquirindo o que há de mais atual nas franquias de academias do Brasil.
Cada academia pode ter aparelhos para treino de acordo com as características do seu público-alvo. Todavia, os equipamentos essenciais para uma academia de boa qualidade são:
- Mini jump profissional;
- Disco de equilíbrio;
- Corda naval;
- Sandbag;
- Halteres;
- Barras e anilhas;
- Colchonetes para treino;
- Mini-band;
- Kettlebell;
- Bola suíça;
- Esteira ergométrica;
- Bicicleta ergométrica.
A compra de todos os equipamentos da lista acima, ou não, depende do espaço disponível para treino que você possui.
Contudo, em condomínios onde há a possibilidade de expandir a academia vale a pena tentar ampliar o espaço de treino e ter equipamentos cobiçados por quem ama praticar atividade física todo dia.
Vale lembrar que existem lojas de equipamentos para treino que fornecem para condomínios aparelhos de ginástica profissional.
Devo ter um fornecedor fixo para comprar os aparelhos da academia?
A troca de equipamentos para academia é uma realidade de academias com grande número de alunos. Como a troca dos aparelhos deve ser feita rapidamente, uma dica de ouro é ter um fornecedor fixo para comprar acessórios e equipamentos para o seu centro de treinamento físico.
Escolher um fornecedor evita problemas e garante aos frequentadores da academia que a qualidade dos aparelhos sempre será a mesma. Por outro lado, quando o seu fornecedor vende aparelhos profissionais a economia com despesas de manutenção tende a diminuir.
Por exemplo, se o aparelho possui dois anos de garantia, você pode calcular que a troca do mesmo só vai acontecer depois dos 24 meses. Assim, você se programa e pode usar o dinheiro da academia de forma consciente.
Outra vantagem do fornecedor é ter a oportunidade de comprar peças de cada aparelho e fazer apenas a substituição das mesmas. Consequentemente, a troca da peça coloca o aparelho como novo e custa menos no orçamento.
A internet é uma boa opção para escolher o seu fornecedor de aparelhos de ginástica profissional. Online é possível comprar tudo sem sair de casa e ter aparelhos modernos mesmo quando o seu condomínio não for localizado em uma metrópole.
O que fazer após a manutenção da academia de prédio?
Fiz a manutenção, e agora? Depois de realizar a manutenção da academia do prédio, o gestor pode informar aos alunos as melhorias que foram feitas.
Se o seu condomínio possui perfis nas redes sociais fazer vídeos mostrando o antes e depois da manutenção é uma forma de informar sem se tornar repetitivo.
Manter os equipamentos de uma academia de condomínio em boas condições é algo possível e que facilita a vida do gestor.
Coloque as dicas que acabou de ler aqui em prática e veja como a sua academia vai ser o lugar mais frequentado do prédio em pouco tempo.
Deixe um Comentário