Quem pensa em se matricular em uma academia deseja muito mais do que um corpo bonito, não é mesmo? Afinal, a estética nem sempre é o determinante para treinar diariamente.
Contudo, um gestor competente sabe que acompanhar o mercado é fundamental para conseguir aliar lucratividade e retenção de alunos em 2019.
Se acaso está a frente de um negócio fitness já entendeu as mudanças que o setor pode enfrentar de um ano para o outro.
A fim de aprimorar o seu negócio o dono de academia deve planejar onde investir, saber o momento para recuar e a hora de ampliar a oferta de aulas no dia a dia. Estudar treinos e aparelhos populares e trazer essa novidade para seus alunos.
Então, nesse mundo tão competitivo sai na frente aquele empreendedor capaz de fazer cada treino na academia uma experiência divertida, leve e proveitosa. Desse jeito os alunos se encantam e permanecem com você mesmo em tempos de crise.
Em primeiro lugar nossa ideia aqui é te dar atalhos para gastar seu tempo com o que realmente importa, por isso pesquisamos e fizemos esse texto com um panorama do mercado de academias atualmente. Leia com atenção e descubra tudo agora mesmo.
Realidade do mercado brasileiro no setor fitness
Inegavelmente a crise também foi sentida pelos amantes de academia. Aliás, muita gente ao perder o emprego ou passar por um momento de corte de gastos decidiu parar de treinar para não ficar inadimplente com a academia.
Isso é um fato, de acordo com a Revista Exame, o país deixou a lista dos 10 países que mais lucram com academias e toda a cadeia de negócios ligados ao treinamento físico.
A princípio, devemos lembrar que, ao frequentar uma academia o aluno movimenta outros nichos como:
- Suplementos: a alimentação diferenciada para potencializar o treino é consumida diariamente pelos atletas e iniciantes na academia;
- Vestuário: roupas com tecidos especiais, calçados e acessórios para malhar;
- Tecnologia: aplicativos e equipamentos usados para fazer o monitoramento durante a série de exercícios.
Por esse motivo, os especialistas afirmam que o setor ainda tem muito a oferecer. A indústria fitness movimenta mais de 2 bilhões de dólares no Brasil. Só para ilustrar, somos o terceiro maior consumidor do continente americano e o primeiro quando os dados se referem ao mercado latino americano.
Com efeito, você e os outros 34.500 donos de academias brasileiros agora conseguem pensar no futuro com otimismo uma vez que o pior já passou.
Tendências para o mercado em 2019
Eventualmente entidades ligadas ao mercado de academias divulgam suas opiniões e estatísticas sobre o que vai ser procurado pelos alunos durante o ano.Uma dessas organizações é a ACSM, American College of Sports Medicine.
No guia ACSM’s Health& Fitness Trends for 2019 encontramos tendências para o mercado americano que podem ser adaptadas facilmente à rotina das academias brasileiras. Falaremos detalhadamente de cada uma delas a seguir.
Aulas em grupo
De fato, as pessoas que não estão acostumadas a praticar exercício podem se sentir deslocadas em um treino individual ou não se adaptar em aulas de musculação e afins.É provável que a aula em grupo seja popular justamente pelo fato de ser uma atividade que pode reunir
Desde 2017 os treinos em grupo estão lotando as academias. Em um mundo onde as pessoas vivem cada dia mais isoladas, saber que na prática do exercício vão encontrar um novo círculo social serve de atrativo para praticar exercícios.
Com efeito, o gestor precisa de instrutores que saibam liderar os alunos e trabalhar com o espírito de equipe, motivação e empatia. Uma forma de garantir o encantamento do grupo é usar técnicas de liderança e mindset.
Sugestões de aulas em grupo para a sua academia em 2019
Para aproveitar o mercado fitness e suas potencialidades listamos as modalidades de aulas em grupo que estão em alta no momento.
Jump
Primeiramente, o jump é uma aula em grupo ideal para quem gosta de se sentir jovem. Usar um mini jump profissional é uma atividade divertida e traz lembranças ligadas à infância e a sensação de liberdade.
Em suma, o mini trampolim existe para a prática de exercícios desde a década de 1970 nos Estados Unidos. O treino com o aparelho de jump foi se popularizando ao redor do mundo e é um dos mais procurados pelos brasileiros.
Como benefícios a modalidade oferece aumento da capacidade respiratória, controle do peso corporal e trabalha a coordenação motora. Você pode orientar seus colaboradores a usarem séries diferenciadas para manter os alunos motivados seja com músicas novas seja com movimentos aleatórios em cada aula.
Outro ponto positivo citado pelos alunos e professores é o impacto reduzido nas articulações. Pessoas acima do peso podem usar a aula de jump como método de emagrecimento e redução da gordura corporal.
Ciclismo indoor
Esse tipo de treino foi idealizado pelo ciclista sul-africano Johnny G em 1995 o ciclismo indoor é uma das aulas coletivas cuja procura está em crescimento nas academias.
Andar de bicicleta é uma atividade comum, o exercício com a bike queima calorias e pode ser feito diariamente. Mas, em alguns momentos as condições climáticas podem atrapalhar a eficiência do exercício ao ar livre. Chuva, poluição, vento e tipos de terreno por exemplo são alguns dos desafios de quem pedala na cidade.
O que vem chamando a atenção dos alunos é a possibilidade de fazer o ciclismo indoor de duas maneiras.
O ciclismo indoor em estúdio como o nome diz é projetado para ser uma experiência de imersão e ocorre geralmente em espaços específicos para essa modalidade.
As aulas de ciclismo indoor possuem as modalidades:
- Ride hitt;
- Ride mountain;
- Ride move;
- Ride race;
- Ride team.
Por outro lado, em uma aula de spinningna academia a atividade é orientada para causar baixo impacto e pode ser feita por alunos iniciantes e praticantes treinos de intensidade moderada.
O ciclismo indoor é um treino aeróbico que tem como benefícios:
- Controle da pressão arterial;
- Fortalecimento dos músculos dos membros inferiores;
- Reforço do sistema respiratório.
Step
O step como modalidade fitness continua sendo procurado nas academias.
A aula nada mais é do que o uso de técnicas para desenvolver grupos musculares através do movimento de subir e descer escadas, a simulação é feita usando um banco próprio para a atividade.
Além dos braços outras partes do corpo são trabalhadas como os membros superiores alternando séries com ou sem halteres.Para a academia o step é uma aula coletiva viável porque pode ser adaptado em outros tipos de treino e ginástica localizada.
Sugestões para inovação na qualidade do atendimento
Surpreendentemente tudo o que vimos até aqui pode ser feito em qualquer academia. Ainda assim,esse gasto nem sempre significa lucros imediatos. Além disso, existem centros de treinamento físico que não possuem uma modalidade ou outra, mas sempre estão com novos alunos. Qual o segredo para o sucesso?
O atendimento ao aluno se reflete na motivação e é uma ferramenta que pode alavancar seu negócio o quanto antes. A qualidade pode ser melhorada de duas formas em 2019.
Tecnologia e inovação
Aplicativos de gestão para academia, monitoramento de exercícios através de smartphones, controle do peso e gordura corporal são alguns dos itens que se destacam no setor.
Acima de tudo as redes sociais são outro investimento levado em conta pelos alunos na hora de escolher sua academia.
Facilidades como canais online de comunicação, perfis nas redes sociais com conteúdos e dicas sobre os treinos oferecidos conectam gestor, aluno e professor 24 horas.
Instrutores capacitados em diversas modalidades
Ao mesmo tempo que qualificar sua equipe de colaboradores deixa os professores motivados esse incentivo à capacitação é uma das tendências para o mercado fitness.
Um treino pode ser o mais popular na academia hoje e, daqui a um ano não ser mais tão interessante assim. O instrutor que se capacita em mais de uma modalidade se transforma em um profissional desejado e valorizado pelos donos de academia.
Vale a pena lembrar que cada profissional de Educação Física possui habilidades específicas que revelam um perfil relacionado com suas modalidades preferidas. Entretanto, a procura por aulas de crossfit e ritmos como a zumba indicam que capacitações nessa área podem ser úteis no futuro.
Como gerir uma academia em 2019?
Sob o mesmo ponto de vista as estratégias para gestão de academias vêm auxiliando as pessoas a lidar com problemas como a sazonalidade e a taxa de retenção de alunos.
Quem está coordenando as atividades nas academias de sucesso está no topo justamente porque criou uma rotina de prestação de serviços onde a qualidade no atendimento aos alunos é levada a sério.
A academia é uma marca, os valores defendidos por você passam pelos colaboradores e chegam aos alunos. Essa mensagem gera engajamento e retorna em mais matrículas e ganhos imateriais.
Se coloque no lugar do aluno e pense no que gostaria de fazer em uma academia de ginástica se fosse começar um novo estilo de vida. O que te motivou a empreender na área, que momentos te trazem satisfação no seu trabalho? Responder a essas perguntas será sua bússola para seguir no caminho certo para levar sua academia ao topo em 2019.
Deixe um Comentário