Certamente ser dono de academia significa estar preparado para tomar decisões.
Isso significa que, conforme a sua empresa cresce, você precisa estar pronto para lidar com oportunidades e imprevistos.
Desse modo não basta apenas gostar de fazer exercícios e ter formação na área. O perfil empreendedor vai além da personalidade e formação acadêmica.
Por outro lado, vemos academias com uma ótima estrutura sofrendo para pagar as contas e sair do vermelho.
O que acontece? Será mesmo que aculpa é do dono quando o negócio vai abaixo do esperado?
Seja para quitar as despesas, seja para aumentar os lucros existem decisões importantes que todo dono de academia tem que fazer se deseja destaque no mercado fitness.
Continue lendo para entender quais são elas e como tirar essas ideias do papel.
1- Separar o dinheiro das finanças pessoais e da academia
Eventualmente quem possui uma empresa acaba tendo a firma como sua única fonte de renda, ou está trabalhando para isso.
Dividir todo o dinheiro que entra com os sócios ou, se acaso for o único dono, depositar os pagamentos das mensalidades diretamente na sua conta no banco é um erro que pode sair caro no futuro.
Contudo, se possui outra fonte de renda em paralelo com a academia é comum querer tirar dinheiro dessa renda para fazer pagamentos das contas da empresa. Pode não parecer, mas essa atitude também está errada.
O dinheiro da academia é apenas para manter seu centro de treinamento físico. Sob o mesmo ponto de vista, isso significa que só deve ser gasto em pagamento como:
- Despesas essenciais como água, luz, telefone e internet;
- Aluguel;
- Impostos do imóvel, da firma bem como de movimentações financeiras;
- Manutenção de equipamentos;
- Salário dos colaboradores;
- Marketing e divulgação da academia.
Ao misturar o dinheiro é difícil entender quando o mês teve lucro ou prejuízo.
Só para ilustrar, você pode estar planejando viajar, trocar de carro ou até mesmo contratar mais funcionários.
Mas, ao fazer isso, pode tirar parte do capital que seria importante quando algum aluno decide sair da academia.
Defina o pró-labore
Na administração de uma empresa o salário pago ao sócio que administra a empresa no dia a dia é chamado de pró-labore.
Em primeiro lugar essa remuneração é opcional e não deve ser confundida com a participação nos lucros de uma academia.
Definir o pró-labore te ajuda a entender qual a saúde financeira da empresa e como deve ser seu estilo de vida no momento.
Só para exemplificar vou usar o exemplo anterior. Você deseja comprar um carro. Olhando apenas o capital da academia e as receitas como dono poderia supor que um carro 0 km estaria dentro do orçamento.
Ao pensar que sua renda é igual a dos demais funcionários em função administrativa provavelmente um modelo mais simples ou seminovo seria mais adequado para quem possui uma academia com pouco tempo de funcionamento.
A fim de saber qual valor é o ideal para o pró-labore calcule a quantidade de horas trabalhadas, compare o salário de mercado para um funcionário com a mesma função e pense se é possível se aproximar desse montante.
Ao passo que terá uma quantia fixa para seus gastos pessoais, essa também é uma solução inteligente para equilibrar as finanças da academia de ginástica.
2- Identificar os momentos de sazonalidade
De fato, uma academia enfrenta períodos de muita procura e outros onde precisa buscar alunos para manter as turmas funcionando.
Com um país tão extenso como o Brasil é provável que cada cidade possa ter momentos de maior frequência de alunos.
Por isso ninguém melhor que o dono para identificar quando ocorre sazonalidade.
Com efeito, a temperatura influencia na vontade das pessoas de praticar atividade física.
Na primavera e no verão você provavelmente terá mais alunos do que no inverno.
De maneira idêntica suas contas são fixas. Então, tendo 100 ou 500 alunos sua despesa será a mesma.
Conheça os seus clientes
Os donos de academias de sucesso sabem qual a rotina dos alunos. Se a maioria do seu público possui o hábito de viajar nas férias escolares dos filhos talvez esses meses sejam de uma receita menor.
No entanto, ao perceber isso com antecedência é possível tirar proveito da situação criando estratégias para isso.
Para cortar gastos aproveite a época de festas e dê férias coletivas aos funcionários. Agindo assim, seus colaboradores estarão à sua disposição durante o ano todo e não terá necessidade de contratar temporários para suprir um profissional que esteja de férias.
Tenha um calendário de atividades na academia
Provavelmente sua academia já possui um planejamento anual, não é mesmo?
Agora, o que acha de incluir atividades temáticas a cada mês para aumentar a retenção de alunos e crescer o número de matrículas?
Uma colônia de férias nos meses onde as crianças estão de folga aumenta sua receita e resolve o problema dos pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos.
Outra sugestão é aproveitar datas comemorativas para oferecer descontos:
- Carnaval;
- Páscoa;
- Dia das mães;
- Dia dos namorados;
- Dia dos pais, entre outros.
Essas ações podem ser pensadas junto com o departamento de vendas e trabalhadas nas redes sociais com antecedência para ampla divulgação.
3- Conhecer os seus concorrentes
Surpreendentemente se a sua academia é a única do seu bairro a concorrência talvez não seja algo tão preocupante assim.
Posto que nas grandes cidades as academias estão cada vez mais presentes quem está empreendendo nesses locais precisa estar atento para que os concorrentes não te façam perder dinheiro.
Seja como for cada local possui modalidades de treino diferentes o que pode significar que três academias na mesma rua não sejam, necessariamente, concorrentes.
O segredo e pesquisar o mercado e entender quem possui um produto tão bom quanto o seu a ponto de chamar a atenção do seu aluno. Esse sim é o seu concorrente!
Encontre o seu diferencial
Logo depois de estudar seu concorrente é hora de olhar para sua empresa e descobrir seu propósito.
O que a sua academia pode fazer pelo aluno que nenhuma outra faria? Existe algum nicho que poderia se especializar?
Vale a pena lembrar que atletas, melhor idade, pessoas em reeducação alimentar ou em tratamento de lesões precisam de um acompanhamento e, muitas vezes, estão dispostas a pagar mais pela exclusividade.
Ao definir o que pode ser seu diferencial será mais fácil driblar a concorrência e se tornar líder na sua área.
4- Treinar seus funcionários
Quem trabalha com você deve falar a mesma língua. Em outras palavras, cada colaborador precisa explicar a rotina da academia. Isso vale não apenas para os professores como também para as áreas de vendas e manutenção.
Por analogia o funcionário deve ser treinado frequentemente. Ter um dia específico para reunir a equipe e mostrar novidades, metas e desafios para o período aumenta a produtividade.
Em academias maiores além da reunião para treinamento de grupo como gestor é válido separar os departamentos para que cada um possa entender sua importância na empresa fitness e possa ter voz para sugerir melhorias e inovações.
Incentive a atualização profissional dos seus colaboradores
Um patrão que incentiva os funcionários é sempre lembrado.
Em tempos onde ter bons profissionais é cada vez mais difícil reter seus colaboradores te ajuda a melhorar a qualidade dos serviços da empresa.
Uma academia precisa se reinventar para continuar sendo referência para alunos e professores. Manter seus funcionários a par das inovações em equipamentos e modalidades esportivas é uma forma de se atualizar rapidamente.
Quando surgir uma oportunidade de participar de treinamentos ou cursos de atualização compartilhe esses eventos com os professores. Escolha um para representar a academia e solicite que, quando voltar, repasse o que aprendeu com os colegas.
5- Investir em equipamentos para a academia
Mesmo que tenha tomado todas as decisões anteriores ignorar os aparelhos de ginástica pode colocar sua academia em risco.
Acessórios e equipamentos possuem um tempo de vida útil.
Esperar o aparelho quebrar para só então decidir onde comprar um novo significa passar dias dando desculpas aos alunos que não terão condições de usá-lo em suas séries.
A compra de equipamentos pode ser programada. Tendo em mente que o cliente quer o melhor procure marcas com prazos de garantia que assegurem a durabilidade da mercadoria.
Se puder trocar o aparelho antes que o defeito apareça, melhor. Uma dica é vender aparelhos com mais tempo de uso e usar o dinheiro para comprar novos a cada ano ou semestre.
Pesquise marcas que ofereçam serviço além da venda
Atualmente ter um equipamento é apenas o início de uma jornada para ter saúde e bem-estar.
Pensando nisso os fornecedores possuem assistência onde ensinam o que seus alunos podem conquistar ao usar o aparelho:
- Benefícios a saúde;
- Queima de calorias;
- Modo de uso;
- Exercícios passo a passo.
Esse cuidado no pós-venda pode ser verificado em uma pesquisa online.
Se existem perfis nas redes sociais como o Instagram e o Youtube, um site próprio com fotos dos aparelhos e outros meios de contato isso significa que a compra é segura e você terá um equipamento de qualidade.
Agora que sabe quais são as 5 decisões que um dono de academia deve tomar empreender será mais fácil e lucrativo.
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