Certamente o mercado brasileiro é um dos mais promissores para quem deseja empreender como gestor de academia de ginástica. Sobre o mesmo ponto de vista você deve saber que os cuidados com os alunos são o segredo para o sucesso do empreendimento.
Quando uma academia esquece o lado humano o aluno acaba se sentindo como se fosse deixado de lado. Afinal, uma academia não é apenas o local onde as pessoas aprendem a fazer exercícios e cuidam do corpo. Existe toda uma experiência sensorial em cada minuto dedicado ao treino.
Em outras palavras essa sensação, se não for corrigida, pode trazer desmotivação na hora do treino e, consequentemente, evasão da academia.
Para te ajudar a transformar seus alunos em divulgadores e captadores de novos membros para a academia preparamos um artigo especial sobre esse tema.
Vamos compartilhar com você uma lista com 10 cuidados que sua academia deve ter com os alunos. São dicas práticas e fáceis de serem colocadas em prática e que podem aumentar sua receita em pouco tempo.
Pronto para se tornar uma referência na sua região e ter alunos em todos os horários disponíveis? Leia o texto até o final e descubra como isso é possível.
10 cuidados que o gestor deve adotar em sua academia que trazem qualidade para os alunos
Todo mundo sabe que só permanecemos em um lugar quando nos sentimos bem. É assim nos relacionamentos, no trabalho, na hora de escolher onde passar as férias e por aí vai.
Inegavelmente, na hora de escolher a academia de ginástica para definir o corpo ideal esse pensamento irá ser fundamental também. O atendimento é tão importante quanto ter equipamentos de ponta em todas as modalidades.
Seja quem está começando, seja quem já está com sua empresa há algum tempo esses 10 cuidados são básicos para a rotina de todo gestor. Saiba mais agora!
01 - Ter um ambiente divertido e funcional
Em primeiro lugar, o ambiente fitness é considerado um lugar divertido por natureza. A verdade é que quem visita um salão de academia espera encontrar gente bonita, música agitada e incentivo para cuidar da saúde.
A seriedade deve ficar apenas no ambiente de trabalho para quem está iniciando sua experiência como aluno de uma academia de ginástica. Cores sóbrias como preto ou branco bem como móveis que lembrem um escritório são detalhes que podem causar desânimo em algumas pessoas.
Para mudar isso as cores do ambiente, música, objetos de decoração e móveis das dependências da empresa fitness precisam ser descontraídos. Dessa maneira seu público se sente jovem e disposto o suficiente para permanecer o máximo de tempo possível realizando os treinos.
02 - Número de equipamentos suficiente para a quantidade de alunos
O número de aparelhos na academia deve ser pensado de acordo com os cômodos das instalações. Seja como for, os alunos precisam de espaço para treinar sem atrapalhar os colegas.
Outras variáveis que afetam o número de equipamentos em um centro de exercícios são:
- Tipos de treino que serão oferecidos;
- Público – alvo;
- Quantidade de alunos.
Em um primeiro momento ter muitos alunos sem renovar os equipamentos pode parecer uma estratégia para manter seu salão de musculação cheio. Porém, passar vários minutos esperando outro aluno terminar sua série no aparelho para só então continuar seu treino é frustrante.
O gestor que pensa em cuidado com os alunos irá lidar com essa realidade de um jeito diferente.
Sim, durante o verão e em horários onde o público prefere treinar eventualmente isso pode vir a acontecer, essa é uma situação atípica. Mas, quando se torna algo frequente isso quer dizer que o planejamento para o período precisa ser refeito.
Com efeito, você pode resolver esse problema oferecendo opções de horários próximos ao mais procurado para o seu cliente. Por outro lado, se o movimento está aumentando e existe espaço disponível comprar equipamentos adicionais é uma forma de demonstrar cuidado com seu aluno.
03 - Ter atendimento personalizado
Cada pessoa é única. Já que os motivos que levam um indivíduo a iniciar uma rotina de treinos em uma academia pode ter inúmeras motivações personalizar o atendimento é uma forma de mostrar cuidado com seus alunos.
O que levou o aluno até a academia? Qual é a motivação para treinar todos os dias?
Sem dúvida a preocupação com a saúde faz parte disso. Os médicos recomendam a prática de atividade física regular em seus pacientes para evitar uma série de problemas de saúde relacionados ao excesso de peso.
Você pode saber mais sobre o perfil do seu aluno usando questionários e pesquisas de satisfação. Uma alternativa popular é usar o questionário no momento em que o aluno realiza a matrícula, assim, os professores e colaboradores conseguem perceber formas de encantar o novo aluno.
Da mesma forma para alunos antigos é possível perguntar o que é satisfatório na academia e quais sugestões ele possui para que você possa dar um atendimento alinhado às suas expectativas.
04 - Higienizar os equipamentos para academia entre as aulas
Ter profissionais que higienizem os aparelhos entre as turmas é importante para eliminar a contaminação por bactérias e prolongar a vida útil dos aparelhos.
Um ambiente limpo e perfumado é tudo o que seu aluno espera depois de um dia cheio de preocupações. Manter os acessórios organizados e prontos para o uso demonstra cuidado e eficiência no atendimento.
05 - Ofereça facilidades para seus alunos
Armários, estacionamento privativo, vestiários são algumas das facilidades que uma academia pode oferecer ao seu público.
Uma vez que isso simboliza um serviço adicional, o aluno entende esse cuidado como um mimo e se sente valorizado.
Outras facilidades que uma academia pode oferecer:
- Conexão à internet sem fio;
- Lanchonete e conveniência;
- Bicicletário;
- Segurança;
- Acessórios personalizados com o nome da academia (bonés, chaveiros, canetas).
Vale lembrar que, em tempos de crise, a facilidade pode ser financeira. Oferecer mais de uma forma de pagamento é eficiente quando se está captando novos alunos.
Mesmo que a pessoa não tenha o valor da matrícula e mensalidade naquele momento o pagamento em cartão suaviza esse novo gasto e pode ser ajustado ao orçamento a longo prazo.
06 - Escutar as dores dos alunos
A fim de alcançar lucros o quanto antes o gestor de academia deve ter um plano de negócios de acordo com a realidade do local onde sua academia está.
Saber o que o seu aluno precisa, quais são as necessidades no dia a dia é uma forma de melhorar o atendimento e se destacar entre os concorrentes.
Realizar eventos especiais durante o ano
Eventos temáticos são uma oportunidade de atrair novos clientes para sua academia. É provável que o seu aluno convide amigos e familiares para participar dessas ocasiões e essa propaganda boca a boca é excelente para sua empresa.
07 - Ter qualidade no atendimento ao aluno
Promover capacitações internas ajuda a aumentar a qualidade que é oferecida ao cliente. Uma empresa deve ter atenção no posicionamento dos colaboradores.
Não apenas o gerente e a equipe de vendas devem saber como cativar o aluno, todos os funcionários devem entender que seu serviço é parte de uma engrenagem que vai garantir a harmonia do trabalho em equipe.
08 - Oferecer tipos de treino diferentes
Conhecer as novidades na área te dá a chance de criar pacotes de aulas interativos e dinâmicos. É frequente as academias oferecerem aulas coletivas juntamente com a musculação. Algumas dessas atividades estão se tornando as preferidas do público jovem como:
- Zumba;
- Jump;
- Body pump;
- Spinning;
- Step;
- Treinamento funcional.
Aproveite os momentos de baixa procura para testar novas modalidades e comprar equipamentos e acessórios relacionados à essas práticas esportivas.
09 - Possuir canais de comunicação interativos
O aluno precisa se sentir parte da academia que escolheu para treinar, fazer essa ligação ser duradoura é papel do gestor e sua equipe.
Por analogia, a internet e as redes sociais são uma ligação entre o aluno e a academia. Assim, investir na criação de canais online como perfis nas redes sociais é uma forma de promover a interação e incentivar o aluno a continuar treinando.
Ter um blog com assuntos relacionados ao mundo fitness, mostrar vídeos com séries de exercícios e fazer um diário da academia é uma forma de manter sua comunidade engajada.
Para solução de problemas do dia a dia o WhatsApp é uma ferramenta profissional que deve ser usada tanto para entrar em contato com os alunos como para divulgar eventos e aulas especiais.
10 - O que o gestor ganha ao cuidar dos alunos?
De acordo com os profissionais de marketing e administração um gestor só consegue ser bem-sucedido se abandona a postura de chefe e se torna um líder.
Liderar funcionários e colaboradores de um centro de exercício físico é uma tarefa que exige esforços a todo o momento. Entretanto, quando bem executada você gera uma rede de confiança e pode se dedicar a outras atividades pois sabe que a qualquer momento seu aluno irá ter um atendimento de qualidade.
Com as dicas que aprendeu aqui agora tem ferramentas poderosas para alavancar seu negócio e ampliar ainda mais a sua carteira de clientes, não é mesmo?
Use essa informação a seu favor o quanto antes. Assim, os cuidados com os alunos irão se tornar o grande diferencial da sua empresa. Bons lucros.
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