Primeiramente, morar em um condomínio com diversas opções de lazer é o sonho de quem quer ter uma casa ou apartamento com facilidades. Afinal, a sua casa deve ter um ambiente aconchegante onde tudo o que você ama esteja perto, não é mesmo?
Por esse motivo, a procura por residências em condomínios onde existe uma academia de ginástica é algo cada vez mais comum. Dessa forma, você se exercita e, em poucos minutos, já está novamente em casa.
Mas, será que na academia do condomínio é obrigatório ter a presença de um professor de educação física? Quem mora no condomínio pode treinar sem ter um professor no centro de treinamento físico?
Leia o post até o final e entenda como é a relação do profissional de educação física e a academia do prédio.
O condomínio é obrigado a contratar um profissional de educação física para a academia?
A contratação de um profissional de educação física para a academia em condomínio não é obrigatória. Em outras palavras, o condomínio é livre para decidir se irá contratar um educador físico ou não.
Essa decisão pode ser tomada pela administradora do condomínio, ou através de assembleia entre os moradores.
No entanto, vale a pena se informar junto aos órgãos públicos da sua cidade para checar se há alguma lei pedindo a presença do educador físico na sua cidade.
Só para ilustrar, a academia do condomínio é considerada uma área comum. No entanto, não existe atividade física orientada e dirigida ali. Na maioria das vezes, cada morador treina no seu tempo, não há aulas coletivas, bem como a limitação de tipos de treino que o morador pode fazer ao frequentar o espaço.
São essas diferenças entre a academia do condomínio e um centro de treinamento físico regular que mudam o foco da exigência da contratação de um professor de educação física.
Por outro lado, é importante lembrar que, justamente pelo fato de não ter um educador físico no espaço, é imprescindível que as academias de condomínios peçam aos moradores apresentem um atestado médico que comprove que os mesmos estão aptos a fazer atividade física regular.
Qual é a importância do educador físico durante o treino?
Antes de mais nada, o educador físico tem a finalidade de orientar a prática de atividades físicas em todos os níveis de dificuldade. De fato, a sua formação acadêmica é voltada para organizar e supervisionar programas de treinamento físico. Esses treinamentos podem ser feitos individualmente, ou em grupo.
Inegavelmente, esse profissional realiza a avaliação física do aluno. Logo depois, o educador físico prepara uma série de treinos que seja compatível com o condicionamento físico do aluno e o faça alcançar seu objetivo e manter a saúde.
O educador físico ainda pode atuar na motivação do aluno de modo a incentivar a sequência das atividades quando o mesmo se sentir desmotivado.
Vale a pena contratar um profissional de educação física para trabalhar na academia do condomínio?
Quem treina por conta própria pode usar os equipamentos da academia do condomínio?
Sim, é possível usar a academia do condomínio para fazer o seu treino sozinho. Você pode mesclar o treino que faz em casa com o uso dos aparelhos para treino profissional que estão na academia de ginástica.
Uma segunda opção é usar o espaço da academia do condomínio nos dias de chuva ou outras condições climáticas que comprometam a qualidade do treino ao ar livre.
Dessa forma, você se exercita e mantém o condicionamento físico em qualquer época do ano se mesclar os treinos que faz em casa e ao ar livre com o treinamento na academia do seu prédio.
Posso treinar com meu personal trainer na academia do condomínio?
Se acaso pensa em treinar com um personal trainer é possível usar a sala de musculação do prédio como o local das suas aulas. Quando o prédio possui profissionais de educação física em seu espaço de treino é importante verificar se é possível levar profissionais de fora para coordenar o seu treinamento físico.
Nas academias que cobram mensalidades é comum ter uma taxa para treinar com personal trainer. Por outro lado, essa taxa ainda é mais barata do que adquirir todos os equipamentos de treino que iria ter que usar para se manter em forma diariamente.
No mais, é importante haver um consenso entre as partes para que o seu treinamento com o personal não aconteça nos horários de pico da academia. Afinal, pode ser que você chegue para treinar e não encontre aparelhos desocupados para fazer o exercício, e vice-versa.
Quais tipos de treino posso fazer na academia do prédio?
Musculação
É provável que a sua academia tenha aparelhos de musculação. A musculação existe para proporcionar o desenvolvimento dos músculos esqueléticos.
Na academia, as séries de musculação são feitas como treinamento de resistência e de força. Ao executar um plano de treino de musculação, você realiza atividades que envolvem o tempo de contração muscular, amplitude e levantamento de peso com cargas diferentes.
Popularmente, as pessoas que procuram esse tipo de treino desejam a hipertrofia muscular. Em outras palavras, o treino de musculação para a hipertrofia realça os músculos e deixa o corpo atlético, além de aumentar a autoestima.
Ginástica localizada
A ginástica localizada é outro tipo de treinamento físico comum para quem treina em casa ou na academia do condomínio. Em suma, ao optar por esse tipo de treino, você realiza exercícios onde a real intenção é:
- Aumentar a resistência muscular;
- Tonificar os diversos grupos musculares;
- Ganhar força.
A ginástica localizada possui treinos com exercícios rítmicos, que podem ser intensificados com o uso de acessórios na série. Os acessórios são muito populares em centros de treinamento e incluem barras, bastões, tornozeleiras e halteres.
A cada série você trabalha um músculo específico com movimentos repetitivos seguidos de uma pausa e posterior retorno à série seguinte.
O treino é fácil de acompanhar já que os movimentos da ginástica localizada costumam ser simples.
Treinamento funcional
Por certo, os studios de treinamento funcional são cada vez mais frequentes nas principais cidades do país. Em razão do treino funcional ser fácil de ser feito, muitas academias de prédio adicionaram essa modalidade de treino as possíveis para seus moradores.
O treino funcional é um plano de atividades onde o aluno melhora suas habilidades nas tarefas do dia a dia. Por consequência, o aluno faz exercícios onde precisa saltar, empurrar, puxar, arremessar, levantar, correr e agachar.
Quem escolhe o treino funcional como sua atividade física regular encontra benefícios como:
- Aumento da massa muscular;
- Melhora do equilíbrio corporal;
- Aumento da resistência;
- Potencializa o processo de queima de calorias.
Corrida
A corrida é uma atividade comum nas academias de condomínio. Para correr na academia tudo o que você precisa é de uma esteira ergométrica e disposição para treinar.
Correr ao menos três vezes por semana pode fazer maravilhas pela sua saúde. De acordo com os médicos, os principais pontos positivos da prática da corrida são:
- Melhora a qualidade do sono;
- Previne a osteoporose;
- Minimiza os sintomas da depressão;
- Aumenta a queima de gordura corporal;
- Aumenta o bom colesterol.
HIIT
O treino possui esse nome da abreviação do inglês High Intensity Interval Training . No Brasil esse tipo de treino pode ser chamado por treino cardio ou Treino Intervalado de Alta Intensidade.
No HIIT são feitos treinos onde são combinadas atividades que possuem alta intensidade e baixa intensidade. Ao praticar esse tipo de treino, o aluno vai sentir melhora no seu condicionamento físico e mais disposição no dia a dia.
Do mesmo modo, o treino regular de HIIT traz melhorias para a saúde como:
- Controle da pressão arterial;
- Diminuição do percentual de gordura corporal;
- Controle da diabetes.
Meu prédio ainda não tem academia, como fazer para montar uma?
Muita gente sonha em ter uma academia no seu prédio, mas não tem a menor ideia de como isso é possível. Antes de mais nada é preciso verificar se existe algum espaço do prédio que poderia abrigar a sala de equipamentos de ginástica.
Se esse espaço existe, o próximo passo é conversar com os vizinhos para saber se também é do interesse deles treinar no prédio, se a academia for criada. Caso seja do interesse de grande parte dos condôminos, é o momento de conversar com o síndico ou com a administradora do prédio para saber se a academia pode ser criada.
Logo depois, uma série de reuniões de condomínio vão estabelecer as regras do espaço, sua montagem e as regras de convivência e conservação dos aparelhos de ginástica.
Qualquer pessoa pode treinar na academia do condomínio?
A resposta para essa pergunta depende do que ficou combinado nas regras de uso da academia. Grande parte das academias estabelece que apenas os moradores do prédio possam usar a academia. Isso ocorre até para haver um controle de quem entra e sai do condomínio.
Contudo, condomínios maiores,podem permitir o uso da academia desde que o aluno pague uma taxa pelo uso do lugar.
Com professor de educação física ou não, a academia do condomínio é um local para o bem-estar, aproveite a sua da melhor forma!
Deixe um Comentário