Atualmente ter uma boa equipe de profissionais é o que pode destacar o seu negócio no mercado fitness. Afinal, são essas pessoas que irão ter contato direto com os alunos no dia a dia da sua academia.
Seja como for uma das tarefasdo proprietário ou gestor é a função de entender quantos funcionários serão necessários para manter o padrão de excelência pensado para se manter no mercado e vencer a concorrência.
Dessa maneira você sabe dizer qual o jeito certo de montar uma equipe para a sua academia apta para o sucesso?
Não se preocupe! Ter dúvidas e cometer erros no início é totalmente natural.
Para te ajudar reuni todas as informações sobre o assunto com dicas passo a passo para que você entenda como montar e coordenar os melhores profissionais que encontrar. Continue lendo e saiba mais.
Quais são os profissionais para uma boa academia de ginástica?
Em primeiro lugar a quantidade de funcionários irá depender da estrutura da sua empresa. Uma academia de grande porte possui mais alunos e, consequentemente, precisa de funcionários em vários turnos para atender a demanda.
Por outro lado, sabemos que em uma estrutura menor alguns funcionários precisam acumular funções pois o espaço e a quantidade de aulas são pensados para uma equipe de poucos colaboradores.
Contudo os profissionais abaixo são os mais necessários em uma academia.
Diretor
O diretor é responsável pela parte executiva da academia. Geralmente é um cargo ocupado pelo proprietário. Em centros de treinamento físico maiores é possível ter mais de um diretor dividindo as atribuições pela área de atuação como marketing, vendas entre outros.
Gerente
Profissional responsável pelo planejamento das atividades da academia. Em estruturas menores o gerente pode ser o próprio dono do negócio.
Coordenador
Também chamado de supervisor tem a finalidade de fazer o monitoramento dos funcionários de cada setor. Academias de ginástica de médio e grande porte podem ter coordenadores de área:
- Coordenador de lutas;
- Coordenador de musculação;
- Coordenador de aquática etc.
Avaliador físico
O avaliador físico vai personalizar os exercícios físicos de cada aluno usando como base seu estado de saúde e exames médicos. O avaliador é um profissional de Educação Física com experiência na função.
Professor
Fundamental na academia o professor é que irá promover o condicionamento físico e a hipertrofia através de tipos de treino oferecidos na academia.
Escolher professores com duas áreas ou mais de atuação comprovada pode ser uma alternativa para reduzir custos em academias pequenas.
Orientador
É o colaborador que irá acompanhar o aluno no início do treino sugerindo atividades compatíveis com o condicionamento físico e objetivos esperados por cada aluno.
De fato, a função de orientador é exercida por um estagiário em educação física que possui conhecimento sobre o assunto e pode aprender na prática como acontece o processo de treinamento físico.
Vendas e Recepção
Embora o ideal seja que existam funcionários diferentes para cada função pode acontecer da mesma pessoa exercer as duas tarefas quando a estrutura da empresa é menor.
Como o próprio nome diz o profissional de vendas irá mostrar como a academia funciona. Quais os planos disponíveis, mensalidades, descontos e tudo o que for necessário para captar novos clientes e transformá-los em alunos.
Vale a pena lembrar que o setor é responsável pela pré-venda e o acompanhamento após o início das aulas, acompanhando todas as etapas do serviço.
Já o profissional da recepção irá realizar o controle dos pagamentos bem como o acesso dos alunos. Na recepção também são passadas informações sobre os alunos como horário de aulas, tipos de treinos e informações gerais da academia: endereço, telefone e redes sociais.
Contabilidade
A contabilidade de uma academia possui as mesmas responsabilidades de qualquer empresa. Contratações e demissões de pessoal, cálculo de férias, pagamentos de salários e todas as entradas e saídas de dinheiro.
Por ser algo complexo o setor de contabilidade pode ser terceirizado, assim uma empresa de contabilidade trata de toda a movimentação da academia.
Manutenção e limpeza
O cuidado com equipamentos e acessórios da academia deve ser uma prioridade. Assim, a manutenção é necessária para garantir que as partes elétrica, hidráulica e mecânica esteja em ordem.
Na parte da limpeza o colaborador irá cuidar da limpeza e higienização das áreas comuns como recepção, vestiários e salão de musculação por exemplo.
Como escolher profissionais de excelência
Acima de tudo o processo de seleção de colaboradores para a academia precisa encontrar pessoas com características compatíveis aos ideais da empresa.
Um erro comum é realizar a seleção com base apenas nos currículos. Entretanto o profissional pode ter uma boa base teórica, mas ter trabalhado pouco tempo em academias com os tipos de treino semelhantes às que você possui.
Se acaso está pensando em contratar ou fazer um banco de currículos para os meses com maior demanda de alunos siga essas dicas para aumentar a eficiência dos colaboradores.
Tenha profissionais em etapas diferentes da carreira
Ainda que anos de experiência em carteira sejam o ideal de muitos contratantes a pluralidade e troca de vivências é mais eficaz para o negócio.
Quando a academia é maior e permite a contratação de mais de um colaborador para a função escolha profissionais com perfis complementares, para que sua equipe cresça através do trabalho em equipe.
Só para exemplificar, o modelo ideal de colaboradores seria:
- Um profissional com mais de 5 anos de experiência com especializações e mais de uma área de atuação comprovada;
- Um profissional em início de carreira começando a se especializar, mas com alguma experiência em academia;
- Um estagiário ou recém-formado com vontade de se desenvolver profissionalmente na sua empresa.
O que fazer depois de contratar?
Logo depois de encontrar os profissionais que precisava chegou o momento de otimizar as habilidades de cada profissional a ponto de melhorar a qualidade dos serviços da academia.
O gestor que entende a importância de se manter no topo deve se preparar para proporcionar uma série de ações no centro de treinamento físico, confira!
Realize capacitações periodicamente
Atualmente a tecnologia se aliou aos empreendimentos fitness. Isso quer dizer que a cada momento podem surgir novos treinamentos ou aparelhos diferentes.
Ter um cronograma de capacitações para seus funcionários ajuda a motivar a equipe. Uma vez que os colaboradores sentem que são valorizados se esforçam para reter os conhecimentos adquiridos e colocar em prática nas aulas.
Incentivar o colaborador a participar de eventos do setor como feiras, congressos e cursos de atualização é outra postura positiva que o gestor de academias deve seguir.
Tenha um canal de comunicação com todos os colaboradores
A comunicação clara e objetiva ajuda a manter o padrão e a qualidade do serviço. Cada turno precisa passar a mesma experiência ao aluno independentemente se ele frequenta aulas no turno da manhã, noite ou finais de semana.
O melhor método de padronizar a rotina de trabalho é disponibilizar acesso à informação.
Redes sociais como WhatsApp e grupos do Facebook podem relatar o dia a dia da academia. Novas turmas, aulas experimentais, eventos para os alunos e tudo o mais que for relevante para a equipe deve ser incluído e repassado individualmente e em grupo.
Reserve um dia na semana ou quinzena para se reunir com os colaboradores. As reuniões devem ser no dia em que a maioria trabalha desse jeito é mais fácil garantir que todos estejam presentes pois estarão na academia de qualquer forma.
Defina metas para cada setor
No momento em que a equipe está alinhada é a hora de propor novos desafios. Trabalhar com metas é uma maneira inteligente de estimular o crescimento da academia e monitorar o desempenho de cada setor.
Não se engane. Ter mais alunos ou aumentar o faturamento não significa uma meta. Em uma empresa a meta deve ser:
- Alcançável;
- Mensurável;
- Temporal;
- Específica;
Seguindo esse raciocínio imagine que hoje você possui 500 alunos na sua academia. Colocar como meta um crescimento de 5% no número de alunos no trimestre é uma meta possível.
A equipe de vendas irá entender que são necessárias 25 matrículas em até três meses. Caso consigam os alunos em menos tempo a produtividade é alta. Do contrário será preciso reunir os setores responsáveis para entender o que está acontecendo e como atrair novos alunos.
Seja um líder antes de ser o chefe
Pessoas se conectam com pessoas, não é mesmo? Quem comanda a academia precisa demonstrar empatia para acolher a equipe. Afinal, momentos difíceis podem acontecer em todo empreendimento que lida com o público.
Nesse momento ter serenidade e saber solucionar conflitos valoriza a liderança e transforma os colaboradores em uma comunidade engajada em prol do sucesso da academia.
Ao unir, conhecimento, força de vontade e tecnologia o gestor cria um ambiente acolhedor. Tal acolhimento retém alunos e funcionários. O colaborador que percebe oportunidades de crescimento na empresa onde está dificilmente pensa em trocar de emprego, principalmente em tempos de crise.
É por essas e outras razões que vimos hoje que ter uma boa equipe de profissionais na academia de ginástica é o maior investimento possível para virar referência na sua região.
Coloque o que aprendeu em prática e veja a mudança o quanto antes!
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