Férias, o tão esperado momento de descanso se aproxima. Entretanto, para que é gestor de academia os momentos de recesso podem significar perdas na receita.
Afinal, se o seu aluno viaja durante as férias é provável que peça o trancamento das aulas de ginástica. Contudo, suas despesas são fixas. Isso quer dizer que aluguel, água, energia elétrica, telefone, internet e salários dos colaboradores precisam ser pagos de qualquer jeito.
O gestor inteligente deve se programar com antecedência para manter a recorrência e evitar trancamento durante as férias. Esse é o primeiro passo para garantir lucros e expandir seu negócio da melhor forma.
Mas, como convencer seus alunos a continuarem pagando as mensalidades mesmo em período de férias e festas de final de ano?
Se acaso essa é sua dúvida estou aqui para te ajudar! No texto explico como aumentar sua taxa de retenção de alunos e oferecer um serviço de qualidade na sua academia. Leia até o final e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!
Período de férias interfere nas receitas da academia
Antes de mais nada os períodos de férias interferem no pagamento de mensalidades de um centro de treinamento físico.
O aluno que pretende passar meses fora por vezes pede o trancamento. Nesse caso as mensalidades desse período não serão pagas pois o mesmo não vai comparecer.
Dessa maneira é importante saber quantos alunos costumam se ausentar nesse período antecipadamente. Assim, você pode diminuir custos e gastos para evitar despesas sem necessidade.
Quais são os períodos de sazonalidade em uma academia?
Sazonalidade.A palavra pode não ser comum, mas seu efeito é sentido em todos os negócios do mundo fitness. Sua receita vive mudando ao longo do ano.
Vale lembrar que cada cidade tem suas características de momentos de pico e baixa procura nas academias. Todavia os meses que mais podem sofrer alterações pelas férias escolares são:
- Dezembro;
- Janeiro;
- Fevereiro;
- Julho.
Há ainda períodos de feriados prolongados. Casais sem filhos ou grupos de amigos podem escolher esse período para realizar viagens. Só para ilustrar, no Brasil o feriado da Semana Santa é uma data móvel bastante popular para a realização de pequenas viagens, retiros espirituais e temporadas em cidades litorâneas.
Consequentemente, os meses de retorno às aulas depois das férias geram novas matrículas de pessoas que pensam em sair do sedentarismo ou que ficaram acima do peso no período de férias.
O que é recorrência?
Chamamos de recorrência a modalidade de pagamentos feita de forma automática. Nas academias um exemplo comum de pagamento recorrente é o plano feito usando cartão de crédito.
O cartão cadastrado pelo aluno serve como forma de pagamento da mensalidade ao longo do ano.
Para aumentar a taxa de recorrência na academia é comum o gestor oferecer mensalidades abaixo do valor habitual. Assim, o desconto é interessante ao aluno e você tem certeza de que vai ter o dinheiro uma vez que as operadoras de cartão costumam transferir o valor da cobrança integralmente para o beneficiário.
Vale a pena lembrar que, para conseguir recorrência seu aluno deve compreender que vale a pena frequentar a academia regularmente. A seguir, veja algumas sugestões para evitar trancamentos nos meses de sazonalidade.
Como evitar trancamento durante as férias
Não sabe o que fazer para manter seus alunos focados nos treinos? Academia cheia é sinal de sucesso, certo?
Anote alguns caminhos que o gestor pode seguir para alavancar as matrículas mesmo nos meses de menor movimento.
Crie um vínculo entre a academia e os alunos
A escolha da academia significa o início de um relacionamento entre seu centro de treinamento e o praticante de atividade física.
Talvez você saiba, talvez não mas é fato que os primeiros meses de aula são determinantes para que o aluno continue treinando.
De acordo com um estudo recente nos Estados Unidos 63% dos alunos desiste do treino nos 06 primeiros meses de academia. Então, o primeiro semestre após a matrícula é fundamental para fidelizar seu aluno.
Inegavelmente o vínculo pode ser criado quando o aluno se sente parte da academia. Uma atitude simples é pedir sugestões de treinos e aulas temáticas durante o ano.
Ao perceber que sua sugestão foi colocada em prática o aluno se sentirá importante e motivado a participar das aulas que sugeriu.
Em segundo lugar incentivar a prática de exercícios em pequenos grupos pode aumentar a relevância do tempo na academia.
Para isso você pode montar planos onde o aluno pode trazer familiares ou amigos para treinar com ele. Essas turmas com pessoas do seu convívio tendem a deixar os exercícios mais divertidos.
Se puder, dê algum benefício ao aluno que trouxer um amigo como aulas extras ou descontos pela indicação.
Faça um projeto verão na academia
Os dias mais quentes podem animar muita gente a fazer exercícios. Por isso é interessante fazer um plano de aulas focadas para otimizar resultados durante o verão.
Um projeto de aulas para o verão divulgado com antecedência pode convencer aquele aluno a continuar frequentando a academia nos meses de dezembro a março.
Aproveite os horários que a academia tem baixa procura e lance pacotes promocionais. A mensalidade será de 5 a 10% menor do que nos horários de pico, mas essa receita compensa os efeitos da sazonalidade que podem surgir.
Além disso o aluno que ver resultados nas aulas do projeto com toda a certeza se tornará um praticante assíduo dos treinos durante o ano, mesmo pagando o valor integral da mensalidade.
Tenha eventos na academia
Os eventos devem fazer parte de toda academia. Ao saber que está em um centro de treinamento com uma programação diferenciada durante o ano o aluno sai da rotina.
Essa renovação é importante para se destacar da concorrência e ganhar autoridade na sua região.
Os eventos podem ser:
- Feiras;
- Palestras;
- Gincanas;
- Aulões;
- Semanas temáticas.
Com a popularidade das transmissões online a academia pode realizar um evento em forma de live. Assim, os alunos que não puderem ir à academia naquele momento podem participar de casa, serviço ou até mesmo da casa de praia onde estiverem.
Dessa forma não tem desculpa para ninguém ficar de fora dos acontecimentos da academia mesmo no verão.
O que fazer nos períodos de férias na academia?
Invista em marketing digital
Criar uma estratégia de marketing digital significa estar presente nas redes sociais. Todos usamos o celular para facilitar nossas tarefas diárias.
Dessa forma que está precisando de um personal trainer ou academia irá pesquisar pelo serviço online antes de se deslocar pela cidade em busca de um lugar para treinar. Pensando nisso ter um perfil nas redes mais populares como Instagram e Facebook te deixa a frente dos concorrentes.
Uma forma simples de mostrar sua realidade é pedir aos alunos que tirem fotos do treino e marquem a sua academia na hora de postar. Se o seu perfil for público automaticamente a publicação aparecerá toda vez que alguém acessar ou pesquisar o nome da empresa.
Outra ferramenta útil é a marcação por localização geográfica. Quando você marca a cidade ou bairro na foto ela aparece entre os mais relevantes da região.
Talvez um morador novo na área pode ver a postagem e se interessar em treinar na academia a partir do conteúdo nas redes sociais. Depois dos meses de pandemia as referências online estão cada vez mais relevantes na hora de adquirir um serviço.
Modernize os equipamentos e acessórios
Inegavelmente os equipamentos da academia sofrem depreciação. Esse desgaste pode ser maior de acordo com o número de alunos que usam os aparelhos diariamente.
Ninguém quer fazer exercício em um aparelho com uma aparência desgastada, correto? Aproveite esse momento de sazonalidade para trocar os aparelhos que estão com marcas de ferrugem, pintura desgastada ou cujo uso já está acima do recomendado pela garantia do fabricante.
Na hora de comprar acessórios e aparelhos de ginástica escolha uma marca especializada na venda de equipamentos profissionais para academias. Na internet é fácil encontrar bons fornecedores que entregam em várias partes do Brasil.
Ao ver que a academia está com aparelhos novos seu aluno saberá que a qualidade do serviço irá ser cada vez melhor.
Treine os colaboradores
Seus funcionários precisam se atualizar constantemente. Afinal, são eles que estarão com os alunos no dia a dia da academia.
Um erro comum que alguns donos de academias comentem é se capacitar e esquecer de investir na capacitação dos colaboradores internos.
De fato, um colaborador desmotivado diminui de produção e pode demorar a resolver questões como mudanças de horário, agendamento de aulas experimentais, captação de alunos entre outros.
Devolva a motivação aos funcionários fazendo capacitações na academia nos momentos em que há menos alunos treinando. Essa capacitação pode ser através de um curso online ou presencial.
Quem tem mais de 10 funcionários pode dar o curso como um bônus para o funcionário que for mais comprometido ou criar momentos de mimos como no aniversário do colaborador.
Ter uma academia é enfrentar um desafio diário. No entanto com planejamento e persistência os lucros superam as despesas. Agora que sabe como evitar trancamento durante as férias use esse conhecimento para ser um gestor ainda melhor!
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