Como investir em diversificação na academia?

De fato, existem muitas academias em todas as cidades brasileiras. Por isso a diversificação deve ser algo importante para o gestor que pensa em aumentar sua renda.

Por outro lado, quem está começando pode se sentir um pouco confuso sobre qual caminho seguir na hora de montar os pacotes de serviços para novos alunos. Inegavelmente existem tipos de treino que a maioria está procurando e outros que podem já estar ficando saturados.

Então, qual a melhor forma de destacar o seu negócio e conseguir crescer mesmo em momentos de crise?

Se acaso essa foi a pergunta que te trouxe até aqui, não se desespere. Te mostro o jeito certo de investir em diversificação na academia e os segredos dos empreendedores de sucesso no mercado fitness.

Leia o texto até o final e confira!

Como investir em diversificação na academia passo a passo

Passo 01: Ofereça serviços na academia que seu cliente precisa

Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que fica, certo? Dessa forma o momento que seu cliente entra na academia pela primeira vez deve ser mágico.

Já existe um pensamento coletivo a favor de uma vida saudável. Os benefícios de praticar atividade física são divulgados todos os dias seja pela mídia, seja pelos médicos.

Em outras palavras o seu público já percebeu que estar em uma academia é algo que vai trazer benefícios físicos, aumentar o círculo de amizades, aumentar a expectativa de vida e tudo o mais.

No entanto, quando o cliente entra em contato e aquela expectativa não é atendida como ele espera duas coisas podem acontecer:

  1. Ele desiste de fazer exercícios e continua sedentário;
  2. Ele procura outra academia para se matricular.

Como você pode perceber nas duas hipóteses a sua empresa perde. Ninguém quer dar alunos para o concorrente. Mas isso pode acontecer se o seu planejamento não for levado a sério e repassado ponto a ponto com a sua equipe de colaboradores.

Passo 02:Encante o aluno em potencial

Verdade seja dita, quem pensa em uma academia de sucesso precisa ter alunos o ano inteiro. Como nem sempre os alunos passam os doze meses do ano malhando é importante ter uma equipe de vendas sempre alerta para captar novos clientes e manter as turmas sempre movimentadas.

Traçar uma estratégia para captar novos visitantes que se tornarão alunos é a base do marketing de qualquer centro de treinamento físico. Para tirar sua meta do papel siga essas dicas.

Passo 03: Saiba quem é o seu aluno ideal

Antes de mais nada é preciso conhecer o seu público. Qual tipo de aluno você quer na academia? Jovens ou pessoas mais velhas? Solteiros ou com filhos? Pessoas com profissões onde treinar seja parte da rotina ou totalmente sedentários?

Responder essas perguntas cria um cenário ideal para poder escolher qual a melhor abordagem para encontrar clientes.

Em seguida é o momento de pensar como o seu cliente. Imagine que escolheu como cliente ideal pessoas acima de 60 anos, aposentadas e que precisam frequentar um centro de treinamento físico para prevenir doenças crônicas e ter qualidade de vida.

Com toda a certeza oferecer aulas no período noturno não é a melhor forma de encantar esses clientes. Por outro lado, este público é ótimo para horários onde a academia teria pouca procura como no período da tarde.

Passo 04: Treine sua equipe para mostrar o melhor que o espaço possui

Ao conhecer a academia é importante que o colaborador ilustre todos os tipos de aula que o aluno pode fazer.

As pessoas podem se sentir constrangidas e não perguntarem nada, dessa maneira cabe a você criar um roteiro para que todos possam fazer uma aula experimental e visitar a academia em um dia de movimento para conhecer o ambiente.

Passo 05: Encante o aluno que já está matriculado

Ouça o que o cliente tem a dizer. Faça um questionário perguntando aos alunos o que eles pensam sobre a academia desde a limpeza até o relacionamento com colaboradores e qualidade dos treinos.

A partir desse diálogo você pode encontrar oportunidades de negócios, valorizar áreas que forem elogiadas e ter tempo de corrigir falhas pontuais antes que se tornem problemas.

Passo 06: Mantenha seus colaboradores motivados

Ao mesmo tempo em que é importante compreender seus alunos entender sua equipe de trabalho te ajuda a alcançar o topo mais rápido.

O gestor possui um dia cheio de tarefas e, muitas vezes, parte do seu trabalho é realizado no escritório ou visitando fornecedores.

Em outras palavras, por não ter condições de estar o tempo todo na academia, no salão de musculação ou participando das aulas seus funcionários precisam representar a visão da academia por onde passarem.

Existe forma melhor de mostrar que uma academia é boa do que através de funcionários motivados? Ao perceber o ótimo ambiente de trabalho alunos e visitantes irão notar automaticamente que a qualidade do serviço é superior e não apenas continuarão na academia como também recomendarão o lugar.

Em suma, você pode manter seus colaboradores motivados fazendo essas ações:

  • Realize capacitações nas áreas de maior interesse dos funcionários;
  • Ofereça bonificações cada vez que uma meta for superada;
  • Incentive a participação em congressos e eventos relacionados ao mercado fitness.

Passo 07: Crie eventos o ano todo

Aulas temáticas são uma oportunidade para atrair novos alunos e são aguardadas por quem já está matriculado pois são uma maneira de sair da rotina.

Se programe para realizar ao menos um evento por mês. Nesse dia permita que os alunos levem um amigo ou parente para praticar a aula.

Esse momento especial e divertido pode resultar em novas matrículas e maior retenção de alunos consequentemente.

Outra vantagem de criar aulas coletivas em um evento é a possibilidade de testar modalidades diferentes antes de começar a vender os pacotes. No final do evento, se a aceitação for boa sua equipe de vendas pode entrar em contato com quem participou e oferecer desconto para a primeira turma.

Passo 08: Tenha os melhores equipamentos e acessórios

Verdade seja dita, quanto maior a quantidade de pessoas treinando menor é a vida útil dos aparelhos.

Tenha em mente que os equipamentos e acessórios devem sempre estar com aparência de novos, higienizados e prontos para o uso.

Passo 09: Use a tecnologia para otimizar os treinos

O uso de sistemas de gestão já é uma realidade. Contudo hoje em dia também podemos contar com aplicativos para entender como está o nosso treinamento físico.

Use um aplicativo para sua academia ou incentive os alunos a monitorarem sua performance.

Essas informações ajudam o professor a perceber a evolução de cada um e são úteis para que o cliente perceba como seu corpo está mudando treino após treino.

Passo 10: Ofereça serviços complementares

Se acaso possui espaço para ampliar as atividades da academia você pode aumentar o tempo de permanência do aluno.

Com a finalidade de gerar mais vendas é interessante investir em:

  • Lanchonete com opções de sucos e shakes saudáveis;
  • Venda de suplementos alimentares;
  • Venda de roupas e acessórios fitness.

Aulas complementares como meditação, yoga, dança, pilates e natação estão sempre em alta e atraem públicos diferenciados que nem sempre são atraídos apenas com aulas de musculação e exercícios de impacto.

Outra tendência é o cuidado com a aparência. Nesse sentido oferecer serviços de estética e beleza pode ser uma novidade vista com bons olhos pelo seu público.

Passo 11: Faça parcerias

Um empreendedor pode até começar sua jornada sozinho. Entretanto só conseguirá se destacar em um mercado competitivo se tiver alianças com outros empresários da sua região.

Visite escolas, fábricas, universidades e condomínios localizados na vizinhança. Mostre que sua academia possui serviços que são úteis para eles e ofereça uma parceria.

Oferecer descontos para alunos, moradores ou funcionários de parceiros é sempre algo positivo ainda mais em tempos de crise.

Esses locais geralmente possuem centenas de pessoas; em outras palavras com poucos parceiros sua academia fica lotada e a captação de alunos na sazonalidade é resolvida de uma vez por todas.

Passo 12: Use as redes sociais

As mídias não podem ser ignoradas. Na correria do dia a dia é através das redes sociais que as pessoas buscam informações e escolhem o que vestir, onde comer e qual será seu próximo investimento.

Neste instante assim como você está pesquisando como melhorar sua academia existe alguém usando a internet para saber onde se exercitar e como iniciar uma vida mais saudável.

Se o seu concorrente possui perfis em todas as redes sociais e você ainda pensa se isso vale a pena ou não, pode ser essa a razão das coisas não estarem do jeito que imaginava no início do negócio.

O investimento em marketing digital é baixo e seu retorno é garantido quando a academia posta a sua realidade:

  • Aulas para iniciantes;
  • Depoimentos de alunos que conseguiram perder peso e ganhar massa muscular;
  • Dicas para se manter motivado a continuar o treino;
  • Benefícios da atividade física de acordo com a idade;
  • O que fazer antes e depois do treino.

Essa produção de conteúdo deve ser diária. Mantenha os perfis no Facebook, Instagram e demais redes atualizado com o endereço da academia, pontos de referência e telefone com WhatsApp.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *