Alto custo de manutenção na sua academia? Veja algumas dicas de como resolver

Ter uma academia de ginástica montada e com todos os equipamentos funcionando é o ideal de todo gerente de empreendimento fitness, não é mesmo? Ver o sonho da sua academia sair do papel e se tornar realidade é uma satisfação que não tem preço.

Porém, como todo empreendimento, há vantagens e desvantagens em ser dono de um centro de treinamento físico. Inegavelmente, o contato com os alunos e saber que está promovendo a saúde da comunidade é algo positivo.

Por outro lado, os custos para manter a academia funcionando podem ser mais altos do que o que havia sido planejado antes da inauguração. Nesse sentido, o alto custo de manutenção pode ser um vilão que impede o empreendimento de ter lucro.

Se acaso essa é a realidade da sua academia hoje, esse texto é para te ajudar. Saiba agora o que pode ser feito para diminuir os gastos na parte da manutenção e sair do vermelho no final do mês. Confira!

Quais são os custos variáveis de uma academia?

Os custos variáveis de um centro de treinamento físico dependem do movimento que a academia tem durante o mês. Por exemplo, o gasto com água e energia elétrica pode ter uma queda no final do ano.

Uma vez que muitos alunos aproveitam o período de Natal e Ano Novo para viajar, algumas turmas podem ser remanejadas para horários com maior movimento. Assim, aparelhos como o ar-condicionado não precisam ficar ligados o dia todo.

Do mesmo modo, se você fizer um aulão durante os finais de semana é possível que tenha que contratar colaboradores a mais para completar a jornada de trabalho na academia.

Assim, no início do ano é quase impossível saber quanto será o gasto variável da sua academia no período.

Quais são os custos fixos de uma academia?

Como o próprio nome já dá a entender, o custo fixo não se altera. Quer você tenha 50 ou 150 alunos matriculados, os custos estarão da mesma forma no final do mês.

Só para ilustrar, os principais custos fixos que um empreendedor fitness pode ter na sua academia são:

  • Serviço de internet;
  • Sistema de gestão da academia online;
  • Aplicativo para treino remoto com os alunos;
  • Aluguel;
  • Serviço de segurança patrimonial;
  • Manutenção dos equipamentos da academia.

De um jeito ou de outro, o gestor ou dono de academia necessita saber qual é o seu custo fixo mensal para conseguir entender quanto precisa faturar para ter lucro.

Em momentos de baixa procura por matrículas, o que pode ser feito é alterar o tipo de serviço. Todavia, não há a possibilidade de extinguir nenhum gasto fixo.

Por exemplo, se a academia está com menos alunos do que no ano anterior, talvez não seja necessário ter o plano de internet com a maior velocidade de todas. Assim, você pode trocar o serviço por um plano intermediário que atenda a academia sem prejudicar o orçamento.

Contudo, um dos vilões dos gastos nas academias é a manutenção dos equipamentos e acessórios para treino. Entenda a seguir como diminuir o custo da manutenção desses itens.

O que pode aumentar o custo de manutenção dos equipamentos de uma academia de ginástica?

É com o uso diário dos aparelhos para treino que os alunos atingem suas metas de treino e melhoram sua qualidade de vida. Por isso, é fundamental que esses equipamentos estejam sempre em boas condições de uso.

No entanto, alguns erros comuns no dia a dia da academia podem reduzir a vida útil dos aparelhos, veja.

Uso incorreto dos aparelhos de ginástica

Antes de mais nada, a forma como cada acessório ou equipamento para treino é manuseado pode reduzir consideravelmente seu tempo de vida útil.

Oriente seus colaboradores a realizar a supervisão do manuseio de cada equipamento pelos alunos. Alunos que não estão acostumados à rotina de uma academia podem danificar um aparelho sem querer, ao tentar mudar a intensidade do esforço ou mesmo regular a altura de um banco para fazer exercício.

Em um salão de musculação onde o educador físico não faz o controle dos equipamentos antes de cada aluno usar, o dano só vai ser percebido quando o próximo aluno for usar o aparelho.

Se o aluno já estiver insatisfeito com o serviço que recebe na academia, esse pode ser um motivo grave que o fará repensar se continua treinando no local ou se realiza o trancamento da matrícula.

Falta de manutenção preventiva dos equipamentos

Procurar um profissional de manutenção apenas quando um aparelho não pode mais ser usado na aula é um erro comum que vários gestores cometem. De fato, o termo manutenção preventiva envolve uma série de cuidados que podem ser realizados mensalmente.

Tais cuidados são mais baratos que a manutenção corretiva e aumentam a durabilidade dos equipamentos que você possui.

Do mesmo modo detalhes como a pintura dos aparelhos de ginástica, qualidade dos assentos de bicicletas e bancos para treino podem ser melhorados antes que seja preciso inutilizar o aparelho.

Uma alternativa inteligente é escolher um dia no início de cada mês para realizar essa checagem com seus colaboradores.

Uso de aparelhos que não são para academias profissionais

Verdade seja dita, existem equipamentos de ginástica que foram planejados para uso doméstico. Isso significa que eles não possuem resistência para serem usados por mais de seis horas por dia.

Muitas vezes, quem tem um stúdio como personal trainer pode começar usando esses aparelhos. Mas, a partir do momento em que o empreendimento cresce é importante trocar os aparelhos por equipamentos planejados para uma academia de ginástica profissional.

Quando você usa um aparelho que não suporta a quantidade de treinos o mesmo pode se danificar, o que compromete a qualidade do treino oferecido ao seu aluno e te deixa sem o aparelho por dias até que um novo chegue.

Condições externas

Condições adversas podem diminuir a vida útil de um aparelho de ginástica. Luz solar, calor, proximidade da praia, umidade e até mesmo o suor do aluno durante o treino podem agredir os componentes dos seus acessórios para treino na academia.

Cuidados com a luz solar direta nos aparelhos

Um truque para evitar que o sol mude a cor dos equipamentos é usar persianas ou uma película nos vidros da academia. Assim, o ambiente continua iluminado, porém sem a incidência direta do sol. Se acaso for possível mudar a área dos aparelhos para um local coberto essa pode ser uma solução mais eficiente a longo prazo.

Tenha um bom sistema de climatização para os dias de calor

Em segundo lugar, as altas temperaturas comuns a grande parte do país podem exigir mais dos seus aparelhos. Daí a importância de ter um sistema de climatização para que a temperatura na academia seja agradável aos alunos e não cause aquecimento de nenhum aparelho.

No mais, ambientes amplos, com boa ventilação e, se possível, com área de jardim e árvores por perto podem ajudar a diminuir a sensação térmica na academia. O mesmo pode ser feito em academias de condomínios, onde há espaço para plantio de árvores e criação de jardim suspenso.

O ambiente fica bonito, você ganha um painel instagramável e ainda reduz gastos com ar-condicionado no final do mês.

Evite acessórios metálicos em regiões onde a oxidação pode ser maior

Regiões litorâneas podem causar oxidação de aparelhos metálicos. Esse problema é comum em residências e outros tipos de comércios. Portanto, é interessante trocar bancos e acessórios de metal por outro tipo de material sempre que possível. Quando o uso de materiais feitos com ferro for inevitável o cuidado com a pintura pode amenizar o problema. Existem tintas especiais para locais com alta umidade, maresia e exposição ao sol.

Devo comprar novos equipamentos para diminuir os gastos com manutenção?

Inegavelmente, a troca de aparelhos antigos por mais modernos é uma alternativa para redução de gastos nas academias.

A partir do momento em que o aparelho precisa de reparos várias vezes por ano isso pode significar que a compra de um aparelho novo saia mais barato do que fazer diversas manutenções.

O dono de academia que possui um bom planejamento financeiro já possui uma parte do seu capital justamente para trocar seus acessórios e equipamentos periodicamente. Além de ser uma forma de diminuir gastos com reparos, a troca de equipamentos valoriza a academia.

Alunos e professores têm a certeza de que o treino gerará resultados positivos uma vez que estão treinando com os aparelhos mais novos e planejados para um treino de qualidade. No mais, existem academias que até conseguem aumentar suas mensalidades e reter alunos pois quem frequenta o espaço percebe que está em um empreendimento que leva a sério seu condicionamento físico.

Como encontrar um bom fornecedor de equipamentos para academia?

Ter um fornecedor de acessórios e equipamentos profissionais para academias não é tão simples em algumas partes do país. Contudo, através da internet é possível achar uma loja online de confiança e realizar a troca dos seus equipamentos de ginástica.

Agora que já descobriu essas dicas valiosas para diminuir o custo da manutenção da academia aumente seus ganhos e destaque sua academia!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *