Como a sua academia está se preparando para o mercado atual? Conhecer as principais tendências para 2022 é uma oportunidade de melhoria na sua gestão, não é mesmo?
Todo mundo sabe que, desde o início da pandemia do coronavírus o mundo mudou. Agora, que os alunos estão livres para treinar quando e onde quiserem depende de cada academia a retenção de clientes ou não.
E, como sempre, se mantém no topo aquele que consegue observar as alterações do mercado antes do concorrente. Para isso, conhecer o seu público e tipo de negócio é fundamental.
De acordo com o levantamento da entidade referência no setorIHRSA –The Global Health & Fitness Association, o Brasil possui mais de 34 mil academias de ginástica. Esse número coloca o país em segundo lugar dentro os mercados promissores para ter um negócio no setor fitness.
Por outro lado, quando o assunto é volume de dinheiro movimentado, o país cai para a terceira posição. Inegavelmente, Estados Unidos e Canadá, ainda conseguem maior lucro em seus negócios até o momento.
Porém, mesmo com a crise sempre há oportunidades para quem deseja se destacar. Veja agora quais as principais tendências para 2022 e modernize seu negócio.
Continue lendo!
Como está o mercado das academias no Brasil?
Quando o assunto é o mercado interno das academias podemos associar o mercado fitness às metrópoles. O estado com o maior número de academias é São Paulo.
Só para ilustrar, são aproximadamente, 11.486 centros de treinamento físico espalhados pelo estado. Surpreendentemente, isso equivale a quase 4.000 habitantes por academia.
Outros estados brasileiros também aparecem em posição de destaque pelo número de academias legalizadas como:
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Sul;
- Paraná;
- Bahia;
- Goiás.
Levando em conta que o país possui cidades com poucas academias é fato que o setor ainda pode se desenvolver muito durante o ano de 2022.
Quem soube se organizar financeiramente durante o começo da pandemia agora pode se dar a vantagem de ampliar sua área de atuação abrindo uma filial em uma cidade vizinha, por exemplo.
De fato, existem academias para todos os públicos. Há quem prefira um centro de treinamento amplo, com opções para todas as pessoas da família treinarem no mesmo lugar.
Outros, estão optando por manter um negócio com o menor custo possível. Assim, aparecem academias com planos enxutos onde as mensalidades são competitivas e o aluno pode ter um plano onde apenas o que ele pode fazer será contabilizado.
Tendências para 2022 no mercado fitness
A cada ano especialistas do setor se reúnem para entender a movimentação do consumidor no ano anterior. Esse estudo é importante para ajudar ao gestor na hora de definir as metas para a academia no ano seguinte.
Em um cenário pós pandemia os alunos pensam em voltar a praticar atividade física regularmente. Todavia, os meses de incerteza levaram as pessoas a repensarem a forma de treinar e obter condicionamento físico.
Provavelmente na sua empresa você também deve fazer algum tipo de reunião com seus colaboradores, não é mesmo? Esse feedback dos professores e funcionários ajuda quando o dono da academia não tem condições de passar o dia todo no local.
Saiba agora quais são as tendências para o ano de 2022 no mercado fitness.
Praticar atividade física para controle do peso corporal
O excesso de peso pode fazer mal à saúde. Seja como for, os meses de isolamento social nos anos anteriores modificaram a rotina alimentar da maioria das casas.
Por outro lado, os dias de incerteza fizeram as pessoas se aventurarem na cozinha para distrair a mente. Até aí, tudo estaria bem, se acaso essas comidas fossem a base de verduras e carnes magras.
Contudo, quem exagerou no consumo de massas, pães, bolos e fontes de proteína ricas em gordura pode ter engordado mais do que gostaria.
Vale a pena lembrar que, já em 2019 a Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística alertava que a proporção de obesos no Brasil acima de 20 anos de idade havia dobrado.
Em suma, o IBGE concluiu que 61,7% da população está acima do peso ideal. A Pesquisa Nacional de Saúde ainda revelou que cerca de41 milhões de pessoas estão em algum grau de obesidadeno Brasil.
Nesse panorama a prática de atividade física é, inegavelmente, o remédio natural para evitar a obesidade. Por isso, cedo ou tarde, esse público irá procurar um centro de treinamento físico para entrar em forma e cuidar da saúde do jeito certo.
Escolher um personal trainer para fazer atividade física com segurança
A personalização de serviços é uma realidade do século XXI. No mercado fitness ao invés de malhar com um grupo de desconhecidos há uma parcela de alunos que deseja a atenção exclusiva do personal trainer.
Você já deve ter visto espaços de treino com área reduzida, pensados exatamente em atender uma pessoa por aula. No máximo, o aluno pode trazer um parceiro ou amigo para fazer a aula em dupla.
A ajuda do personal trainer agrega valor ao pacote de aulas e traz segurança para o aluno novato.
O apoio do personal também é uma opção para pessoas que estão se recuperando de lesões, atletas se preparando para competições, grupo familiar e pessoas acima de 60 anos.
Nas academias onde os professores já possuem turmas fixas. Uma opção é alugar o espaço para que profissionais de educação física possam levar seus alunos de forma independente para treinar na sua academia.
Essa parceria é boa para o personal, pois pode trabalhar em área coberta nos dias chuvosos ou com altas temperaturas. Por outro lado, o gestor da academia pode receber receita em períodos em que a academia ficaria vazia como no período da tarde, por exemplo.
Optar por treinos mais complexos que trabalham o corpo todo
O treino localizado pode ser cansativo para alunos que treinam há muito tempo. Pensando em otimizar seu tempo na academia a tendência é optar por treinos mais complexos.
Esse tipo de treino pode ser feito ao escolher uma modalidade onde o educador físico possa trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Assim, o aluno se sente motivado pois percebe mudanças no corpo em pouco tempo. No mais, o treino pode ser feito usando apenas o peso do próprio corpo, facilitando a adaptação de quem é sedentário.
Dentre as modalidades que podem ser incluídas nas aulas para trabalhar o corpo todo podemos citar:
- Treinamento funcional;
- Aulas de ritmos;
- Corrida;
- Caminhada;
- Jump;
- Natação;
- Pilates;
- Ioga.
As modalidades podem ser feitas isoladamente ou combinadas. Um plano de aulas com dois ou três tipos de treino na semana pode ser feito de acordo com a preferência do seu aluno.
Dessa forma a academia retêm os alunos já que suas aulas permanecem sempre dinâmicas e motivadoras.
Montar um plano de treino em casa usando aulas online
O sistema híbrido já faz parte da vida das academias. Antes da pandemia a aula online era uma tendência para quem estava sempre viajando ou trabalhando no horário de funcionamento da academia.
Agora a popularização de aplicativos de condicionamento físico levou os alunos a migrar para esse tipo de prática para se manter em forma.
Nesse contexto as redes sociais serviram de plataforma para armazenamento de orientações para as séries de treino aos alunos.
Esse conteúdo é feito na academia, o professor grava a aula e envia para os alunos que treinam remotamente de suas casas, ou no lugar onde desejarem.
Grandes redes preferem oferecer as aulas online como um adicional ao plano contratado pelo aluno. Dessa maneira, uma vez por semana, um aulão é oferecido na academia e transmitido ao vivo para quem preferir treinar em casa.
O gestor pode usar as lives como forma de divulgar a academia convidando os seguidores para assistir ao treino e tentar fazer a série junto com os professores.
Criar um espaço de treino dentro de casa
Treinar em casa é uma tendência que chegou para ficar. Até as pessoas que frequentam academia de ginástica semanalmente gostam de ter parte dos equipamentos de treino para se exercitar nos momentos de folga.
Outro público que sente a necessidade de ter um ambiente em casa para treino são as pessoas que moram longe da academia. Tal como foi dito no início do texto, nem todos os estados do país possuem academias perto de cidades pequenas.
Assim, nem sempre é possível se deslocar até as cidades mais desenvolvidas para treinar em um centro especializado em condicionamento físico.
Para criar um espaço de treino o aluno pode ter duas alternativas:
- Alugar equipamentos de treino em academias próximas que prestam esse suporte;
- Comprar acessórios para academia de ginástica em lojas especializadas.
O que as academias podem fazer para driblar a concorrência em 2022?
As academias que oferecem tipos de treino de acordo com as tendências do mercado fitness têm tudo para crescer em 2022. Lembre-se que cada tendência pode ser adaptada à sua realidade hoje.
Agora que já sabe o que estão planejando, use as tendências para 2022 na sua empresa o quanto antes!
Deixe um Comentário