Uma academia no prédio muda a vida de todos que moram no condomínio. Atualmente há prédios que já são construídos com a academia. Assim, ao adquirir o imóvel na planta, você já sabe as facilidades que encontrará ao se mudar.
Todavia, existem prédios onde existem áreas de convivência que podem ser transformadas para a realização de treinos.
Para malhar na academia você passa um tempo no trânsito, paga as mensalidades e ainda pode ter gastos adicionais com transporte e alimentação.
Mesmo com vontade de treinar, nem sempre isso é possível. Reuniões no trabalho, engarrafamentos e até o mau tempo podem fazer você faltar a academia.
Às vezes você até já começou a treinar por conta própria. Comprou alguns acessórios, assiste tutoriais nas redes sociais, treina usando algum aplicativo. Mas, ao treinar sozinho, você pode acabar perdendo a motivação.
Contudo, se a academia está no prédio, você tem a chance de treinar sempre que quiser. E ainda ganha tempo para fazer coisas novas.
Seja como for, existem diversos pontos positivos em fazer uma academia no prédio. Hoje mostro a você as principais vantagens para o imóvel e os proprietários.
Leia o post até o final e descubra tudo sobre o assunto!
Como é o processo para ter uma academia no prédio?
Talvez você saiba, talvez não, mas, uma academia no prédio é uma decisão coletiva. O prédio é pensado para atender a maioria dos que vivem ali.
Consequentemente decidir ter uma academia ou não é um processo que envolve a união de todo o condomínio.
Por onde começar a implantação da academia de ginástica?
Quem pretende ter uma academia no prédio precisa de orientação. Antes de tudo, é necessário conversar com o síndico e a administradora do condomínio. Eles irão verificar se há possibilidade da criação de um espaço para treinamento físico.
Converse com os moradores para entender quantas pessoas pretendem usar o espaço ao mesmo tempo. Segundo a legislação, uma academia precisa ser instalada respeitando o espaço de 16m² por usuário. Quanto aos aparelhos, os mesmos devem ser posicionados mantendo a distância mínima de 40 cm.
Escolha o tipo de treino que a academia vai ter
É preciso montar o espaço pensando em que tipo de academia será melhor para o perfil dos moradores.
As pessoas desejam malhar estarão com personal e em pequenos grupos? No prédio moram várias famílias onde todos costumam treinar juntos? A academia irá oferecer aulas coletivas como jump, ritmos e spinning?
Só depois que o tipo de academia for escolhido é que podem começar os cálculos do espaço. Essas conversas também irão servir para escolher os melhores equipamentos e acessório de ginástica que farão parte do inventário da academia.
As mudanças precisam ser listadas em um projeto que irá detalhar o passo a passo da criação da academia no prédio. Além da parte estrutural, a assembleia também definirá de onde virá o investimento para a montagem de um centro de treinamento físico no condomínio.
Custos para a montagem da academia no prédio
O valor pode ser dividido entre os moradores ou sair do condomínio, se houver dinheiro suficiente.
Vale a pena lembrar que, a própria montagem do espaço significa um custo novo. Em média, a montagem de uma academia de ginástica custa 20 mil reais. Mesmo que parte desse valor seja paga pelos condôminos, o dinheiro que saiu do condomínio precisa ser reposto o quanto antes.
Após levantar o orçamento e pesquisar a aquisição de equipamentos de ginástica profissional todo o projeto é avaliado em assembleia. Na reunião do condomínio as dúvidas dos moradores serão esclarecidas e a academia poderá funcionar caso seja a vontade da maioria.
Vantagens para o imóvel que possui academia
Ao ter um centro de treinamento físico o que acontece com o imóvel? Ele pode se tornar um espaço ainda melhor? Com toda a certeza você já deve ter pensado sobre isso, não é mesmo?
Entenda agora mesmo quais são os principais pontos positivos de ter um imóvel dentro de um condomínio que possui um espaço fitness integrado.
A academia de ginástica aumenta o valor do imóvel
Inegavelmente, uma academia de ginástica é uma forma de valorizar o imóvel.
Quem compra um imóvel não pensa em vendê-lo. Mas, não podemos esquecer que casas e apartamentos são bens. É o seu dinheiro que foi investido, e, como qualquer investimento pode gerar lucros com o passar do tempo.
Se acaso decidir vender ou alugar o imóvel seu valor de mercado será maior pois o espaço fitness será adicionado ao valor da avaliação do bem.
Essa valorização é diferente de cidade para cidade. Todavia, em bairros onde existem poucas academias de ginástica, morar em um prédio com sala de exercícios fará do seu imóvel um dos mais desejados.
A academia evita a depreciação de áreas comuns
Para ter uma academia funcionando é preciso cuidar da manutenção do prédio.
Todo esse cuidado, reduz a probabilidade de acidentes e evita a depreciação do imóvel.
Em prédios onde a academia passa a funcionar em uma área com pouca funcionalidade essa reforma soluciona problemas com espaços inutilizados.
O uso da academia pode aumentar a renda do condomínio
A utilização dos aparelhos pode aumentar o valor do condomínio. Mesmo que, de início, a academia signifique uma taxa de condomínio maior, a longo prazo você tem muito a ganhar.
Essa taxa é revestida em capital para as despesas do prédio. Em outras palavras, esse dinheiro pode ser vir a ser usado para ajudar na limpeza do espaço.
Nesse sentido, a taxa do condomínio pode ser reajustada para se tornar compatível aos novos gastos.
Contudo, ter mais dinheiro em caixa pode ser uma vantagem. Assim, quando houver necessidade, esse dinheiro garantirá pequenos reparos essenciais ao dia a dia do prédio.
Academia no prédio: vantagens para os proprietários
A montagem do espaço fitness revela diversos pontos positivos para os proprietários dos imóveis do condomínio. Seja como for, essas vantagens ultrapassam as questões relacionadas ao bom condicionamento físico.
Para te fazer entender as vantagens da academia no prédio confira como o proprietário consegue ter benefícios após o início das atividades da academia.
O treino na academia pode melhorar a sua saúde
Hoje muito se tem falado sobre fazer do treino um hábito. Depois da pandemia o incentivo ao cuidado com a boa forma ficou ainda mais em evidência.
Agora, se exercitar virou questão de saúde. A própria Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de treinos para todas as faixas etárias.
De acordo com os médicos, a prática de exercícios tem o poder de evitar doenças crônicas como obesidade e hipertensão.
Essas doenças estão diretamente associadas ao sedentarismo. Quando alguém passa muito tempo parado a tendência é consumir mais calorias do que o ideal. Essas calorias a mais formam uma reserva de gordura.
Só para ilustrar, ao ter a oportunidade de malhar em casa, você se livra do sedentarismo e passa a se cuidar do jeito certo.
Malhar reduz as chances de desenvolver problemas emocionais
Em primeiro lugar, a prática de atividade física ao menos três vezes na semana é capaz de aumentar a sensação de bem-estar.
Por outro lado, o treino pode minimizar crises de ansiedade e depressão. De fato, se manter em movimento ocupa a mente. Outro ponto positivo é o aumento da produção dos chamados hormônios da felicidade.
Em outras palavras, ter uma rotina de treinos se torna um antidepressivo natural.
O treino na academia aumenta seu círculo social
Fazer atividade física com seus vizinhos faz com que comecem a conviver. Na correria das metrópoles raramente temos tempo para conversar e perceber quem mora no mesmo prédio que você.
Com o passar do tempo na academia você vai conhecendo os frequentadores e sabe quem mora mais perto da sua casa.
Essa convivência frequente cria laços afetivos. Pode ser o começo de novas amizades e de um ambiente harmonioso dentro do condomínio.
Treinar em grupo e fazer novas amizades auxilia também na regularidade do treino. No dia em que estiver cansado, a companhia do vizinho pode ser uma motivação para continuar levando o treino a sério.
Malhar na academia do prédio é mais seguro
Em várias partes do país, infelizmente, o deslocamento em áreas perigosas pode aumentar a probabilidade de incidentes. Mesmo sem perceber, sair de casa depois do trabalho para ir à academia acaba se tornando um momento de apreensão.
Se for assim que você se sente saiba que a academia no prédio resolve esse problema. De fato, quem mora em um condomínio com espaço fitness se sente mais seguro. Isso acontece, pois não é preciso sair do prédio para fazer seu treino.
Em poucos passos tudo o que precisa já está ali. Nada de tirar o carro da garagem, pagar estacionamento ou ficar pensando se irá retornar tarde para casa ou não. Pelo contrário, você pode treinar a hora que tiver vontade.
Academia no prédio traz vantagens para o imóvel e os proprietários. Ao ler esse post você descobriu como fazer isso da melhor forma. Use a academia e valorize o seu patrimônio.
Deixe um Comentário